O que você deve esperar da doença?
A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia compressiva do nervo mediano. O tratamento apropriado (clínico ou cirúrgico) por um médico especialista geralmente produz bons resultados.
É muito importante é realizar um diagnóstico preciso, pois muitas outras patologias que afetam os braços e mãos podem causar sintomas semelhantes.
O exame de eletroneuromiografia pode sugerir indícios de compressão do nervo mediano, mesmo em casos em que essa doença não está presente. Assim, o diagnóstico final deve feito por um médico experiente especialista em dor, através de exame clínico e manobras específicas.
A gravidade da síndrome do túnel do carpo varia. A maioria das pessoas tem uma forma leve, onde os sintomas são transitórios e não interferem nas atividades diárias.
Por outro lado, poucos podem ter uma doença que interfere com atividades mais comuns, como lavar pratos, usar o telefone e dirigir e necessita de tratamentos específicos, mas com uma boa resposta.
O que é o Túnel do Carpo?
Esse síndrome é causado pela compressão do nervo mediano, que passa pelo Túnel do Carpo no punho. O aumento da espessura nas estruturas que passam pelo túnel causa compressão.
A doença é comum em pessoas que realizam trabalhos manuais com movimentos repetitivos. Ainda assim, também está associado às mudanças hormonais, como a menopausa e a gravidez, explicando a maior frequência em mulheres entre 35 e 60 anos.
Outras doenças associadas são Diabetes Mellitus, artrite reumatóide e doenças da tireoide.
Sinais e sintomas
Os sintomas mais frequentes incluem: dor, dormência, formigamento, choque, e perda da agilidade da mão.
A dor é pior à noite, especialmente após o uso exagerado da mão durante o dia, e pode ser tão severa que acorda o paciente. A dor pode se espalhar para o braço ou até o ombro. Atividades que promovem a flexão do punho por um período prolongado podem agravar a dor.
A palma é afetada pela diminuição da sensibilidade dos dedos, que se manifesta como dormência ou formigamento, enquanto o dedo mindinho e a parte de trás da mão não são afetados.
Comer, pegar objetos, pentear os cabelos e pegar objetos podem ser difíceis se você tiver fraqueza na mão. Em 60% dos casos, ambas as mãos estarão provavelmente envolvidas.
Causas da síndrome do túnel do carpo
- Tendinite de um dos nove tendões: A tendinite dos músculos flexores do punho causa sintomas da síndrome do túnel do carpo.
- Artrite na articulação do punho: As articulações do punho podem desenvolver artrite, uma condição inflamatória que causa rigidez e inchaço.
- Fratura do punho: Uma fratura no punho pode comprimir os nervos e tecidos moles do túnel do carpo, causando sintomas.
- Diabetes: A hiperglicemia, ou o açúcar alto no sangue associado à diabetes, pode danificar os nervos e causar sintomas da síndrome do túnel do carpo.
- Atividades cotidianas que exigem a força do punho, tanto na extensão quanto na flexão, como digitar, passar ferro e segurar na barra de ônibus: O uso repetitivo dos tendões e músculos do punho pode sobrecarregar os tecidos e comprimir os nervos no túnel do carpo, causando sintomas.
- Inchaço das mãos, como na gravidez, doença renal e doença da tireoide: O inchaço das mãos causado pela gravidez, doença renal ou doença da tireoide pode aumentar a pressão no túnel do carpo e comprimir os nervos, causando sintomas da síndrome do túnel do carpo.
Fatores de risco
- Menopausa (devido às mudanças hormonais): A menopausa é um momento na vida de uma mulher em que ocorrem mudanças hormonais significativas. Essas mudanças hormonais podem contribuir para o desenvolvimento do túnel do carpo.
- Gravidez (retenção de líquidos nos tendões): Durante a gravidez, o corpo retém mais líquido, o que pode levar à inflamação dos tendões e aumento da pressão no túnel do carpo.
- Ovários policísticos / endometriose: Mulheres com ovários policísticos ou endometriose podem estar predispostas à síndrome do túnel do carpo devido aos desequilíbrios hormonais associados a essas condições.
- Postura inadequada: Uma postura inadequada, especialmente ao usar um computador ou celular, pode aumentar a pressão no túnel do carpo.
- Osteoartrite: A osteoartrite pode causar inflamação e rigidez nos tendões, aumentando assim a pressão no túnel do carpo.
- Artrite reumatoide: A artrite reumatoide pode levar à inflamação dos tendões e articulações, aumentando a pressão no túnel do carpo.
- Hipotireoidismo: O hipotireoidismo pode reduzir a elasticidade dos tendões, contribuindo para o desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo.
- Pós-fratura no punho: Pessoas que sofreram fratura no punho podem desenvolver túnel do carpo devido ao inchaço e inflamação das articulações e tendões.
- Movimentos repetitivos / uso de computador ou celular: O uso prolongado de computador ou celular e movimentos repetitivos podem levar ao aumento da pressão no túnel do carpo.
- Idade (após 40 anos): Embora qualquer pessoa possa desenvolver túnel do carpo, as chances aumentam após os 40 anos.
- Gênero (mais comum em mulheres): O túnel do carpo é mais comum em mulheres do que em homens.
O nervo mediano e alguns tendões da mão tem seu trajeto passando até a mão por um canal estreito e inflexível. Este nervo controla a sensibilidade do polegar, do indicador e do dedo médio e também uma parte do dedo anelar. Ele também controla os pequenos músculos na base do polegar.
Os sintomas são produzidos por situações que causam compressões nervosas, como a diminuição da flexibilidade do túnel do carpo e a inflamação dos tendões.
É necessário realizar testes, como eletromiografia e ultrassom, para identificar a causa e o grau de comprometimento. Os casos leves geralmente respondem a anti-inflamatórios, imobilização com uma tala e, eventualmente, injeção local de medicamentos guiada por ultrassom.
Os casos avançados geralmente não respondem a este tratamento e apresentam um risco de perda motora, ou seja, fraqueza na mão como sequela definitiva, além de dor crônica e difícil de controlar.
A Síndrome do Túnel do Carpo tem cura?
Quando o paciente recebe o tratamento adequado, logo apos iniciado os sintomas de dor e choque, ou seja, antes de apresentar atrofia ou hipotrofia dos músculos da região tenar, pode ocorrer excelentes resultados em até 80% e bons resultados em 10% dos casos.
Os resultados são um pouco piores se o paciente apresentar a patologia em um estágio avançado. No entanto, o procedimento previne mais danos ao Nervo Mediano.
Todo procedimento tem riscos, como a infecção local da ferida cirúrgica e a liberação inadequada do Nervo, o que pode resultar na persistência dos sintomas.
Portanto, um médico especialista neste tipo de cirurgia aumenta as taxas de sucesso.
Tratamento
O tratamento varia conforme o grau de envolvimento. Usamos talas para imobilizar a pulsação e evitar a flexão, especialmente à noite, associado à terapia da mão para controlar a dor, alongamento muscular, correção postural e reforço muscular.
Em casos selecionados, a infiltração pode ser tentada para diminuir a pressão no nervo.
A cirurgia é necessária para salvar o nervo em casos resistentes ou compressão grave. Esta cirurgia consiste em “abrir” o teto do túnel e libertar o nervo comprimido.
Quando você deve ver um médico especialista?
Se os sintomas persistirem por alguns dias, você deve ver um médico especialista em dor (como ortopedista) para ser examinado e possivelmente fazer alguns testes para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento começarem, menor a chance de precisar de cirurgia.
O tratamento conservador pode variar de anti-inflamatórios e imobilização a injeções de corticosteroide. A maioria das pessoas responde ao tratamento conservador, com o tratamento cirúrgico reservado para casos que não respondem ao tratamento clínico.
É possível tratar a Síndrome do Túnel do Carpo sem cirurgia?
Nos estágios iniciais da doença, é usado o tratamento conservador para evitar a cirurgia. Isso acontece quando o paciente tem dor leve que só ocorre durante atividades específicas do dia-a-dia, como dirigir ou usar o celular, e não há perda de sensibilidade nos dedos dos pés ou atrofia muscular.
O tratamento conservador inclui talas removíveis pré-moldadas que mantêm o pulso levemente estendido, bem como medicamentos anti-inflamatórios.
Na ausência de melhora, pode-se tentar a infiltração de corticosteroides.
O tratamento conservador deve ser tentado em pacientes grávidas o mais longo possível, pois os sintomas podem se resolver espontaneamente após o parto. Elas não devem receber anti-inflamatórios.
A cirurgia com anestesia local é indicada se o paciente tiver alterações recorrentes no sono (insônia crônica) ou realizar atividades diárias.
O que acontece se a síndrome do túnel do carpo não for tratada?
Se não for tratada, a síndrome do túnel do carpo pode causar atrofia dos nervos e dos músculos da mão e perda de força na pegada de objetos.
Também pode causar danos permanentes ao nervo, levando a uma sensação de formigamento ou de dormência nos dedos afetados.