Na verdade, a prednisona não interrompe o sono, mas alguns pacientes podem perceber que o medicamento pode deixá-los acordados quando não querem estar. Pode causar outros efeitos colaterais, como aumento do apetite, alterações de humor e dificuldade para dormir, mas não é conhecido por causar sonolência.
A Prednisona é um dos medicamentos corticóides mais conhecidos e que possui aplicação no tratamento de diversas patologias. Ele possui ação anti-inflamatória e imunosupressora[2]Williams DM. Clinical pharmacology of corticosteroids. Respiratory care. 2018 Jun 1;63(6):655-70..
Faixa Etária | Dosagem de Prednisona |
---|---|
Adultos | 1-2 mg/kg/dia em doses únicas ou divididas. |
Crianças | 0,5-1 mg/kg/dia em doses únicas ou divididas. |
A prednisona imita o hormônio cortisol que é naturalmente produzido pelas glândulas supra-renais em sinais da glândula pituitária no cérebro. O hormônio cortisol é responsável por muitas funções críticas do corpo, incluindo a resposta de luta ou fuga (resposta simpática) e a manutenção da inflamação sob controle.
Os corticóides (como a prednisona e prednisolona) são comumente recomendados para o tratamento de condições inflamatórias autolimitadas graves e agudas, como reações a medicamentos, dermatite de contato, eczema grave, urticária grave, asma, alergias, distúrbios intestinais, artrite e várias outras condições sem preocupações expressas sobre efeitos colaterais potencialmente significativos.
Dentre os seus efeitos colaterais a bula não relata que provoque sono, mas sim distúrbios do sono, sendo mais comum a insônia[3]Waljee AK, Rogers MA, Lin P, Singal AG, Stein JD, Marks RM, Ayanian JZ, Nallamothu BK. Short term use of oral corticosteroids and related harms among adults in the United States: population based … Continue reading.
Acontece que a Prednisona é um hormônio sintético que, portanto, atua de maneira distinta no sono de cada paciente. Para identificar se o uso do medicamento está provocando sono, o recomendado é que o paciente busque acompanhamento médico durante o uso[4]Poetker DM, Reh DD. A comprehensive review of the adverse effects of systemic corticosteroids. Otolaryngologic Clinics of North America. 2010 Aug 1;43(4):753-68..
Lembrando que os corticóides só devem ser ingeridos com recomendação médica[5]McGee S, Hirschmann J. Use of corticosteroids in treating infectious diseases. Archives of internal medicine. 2008 May 26;168(10):1034-46..
Eles costumam ser utilizados no tratamento de diversas patologias que respondem aos corticosteroides, como distúrbios endócrinos, problemas respiratórios, doenças oftálmicas, alergias, relacionadas ao sangue, de pele e até mesmo alguns tipos de câncer.
Outros efeitos colaterais que podem ser provocados pelo uso da Prednisona são alterações na pele, ossos, músculos, estômago, intestinos, metabolismo, sistema nervoso, glândulas e olhos.
Dosagens matinais são geralmente melhores para prednisona.
É quando seu corpo para de produzir cortisol sozinho.
Se você estiver tomando prednisona diariamente, os especialistas recomendam tomar a dose pela manhã, para reduzir esse risco. Tomar prednisona a tarde ou a noite também pode causar insônia e hiperatividade.
A prednisona pode aumentar o risco de desenvolver osteoporose. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar prednisona e sobre coisas que você pode fazer para diminuir a chance de desenvolver osteoporose.
A prednisona pode causar outros efeitos colaterais. Ligue para o seu médico se tiver algum problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Fale com o seu médico imediatamente se tiver mais do que um destes sintomas:
↑1 | Kapugi M, Cunningham K. Corticosteroids. Orthopaedic Nursing. 2019 Sep 1;38(5):336-9. |
---|---|
↑2 | Williams DM. Clinical pharmacology of corticosteroids. Respiratory care. 2018 Jun 1;63(6):655-70. |
↑3 | Waljee AK, Rogers MA, Lin P, Singal AG, Stein JD, Marks RM, Ayanian JZ, Nallamothu BK. Short term use of oral corticosteroids and related harms among adults in the United States: population based cohort study. bmj. 2017 Apr 12;357. |
↑4 | Poetker DM, Reh DD. A comprehensive review of the adverse effects of systemic corticosteroids. Otolaryngologic Clinics of North America. 2010 Aug 1;43(4):753-68. |
↑5 | McGee S, Hirschmann J. Use of corticosteroids in treating infectious diseases. Archives of internal medicine. 2008 May 26;168(10):1034-46. |
Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Colaborador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa.
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
O DIU Mirena é um método contraceptivo que consiste na inserção de um dispositivo intra-uterino na mulher, com a intenção de evitar a gravidez. Além
A maizena é um produto usado em receitas e mingaus, servindo tanto para engrossar cremes, molhos e caldos quanto em bolos e recheios. Na verdade, este nome é
A dermatite de estase é uma condição da pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma doença crônica da pele que ocorre quando as veias da
Queloides são crescimentos dérmicos benignos que surgem através da cicatrização anormal de feridas em resposta a traumas ou inflamações anteriores da
Sabemos que com a exposição ao sol é importante que se faça o uso de protetor solar, para evitar possíveis doenças na pele, como o aparecimento de
O hixizine é um medicamento anti-histamínico, usado para tratar e aliviar os sintomas de uma reação alérgica. Dessa forma, seu princípio ativo, o