Você notou sinais de distração, hipersensibilidade ou esquecimento em seu filho? Pode ser transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
O transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é causado por causas genéticas e pode ocorrer na infância e durante toda a vida[1]Biederman J. Attention-deficit/hyperactivity disorder: a selective overview. Biological psychiatry. 2005 Jun 1;57(11):1215-20..
Atualmente o transtorno é reconhecido por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos Estados Unidos, por exemplo, os portadores de TDAH são protegidos pela lei caso recebam tratamento diferenciado na escola[2]Lange KW, Reichl S, Lange KM, Tucha L, Tucha O. The history of attention deficit hyperactivity disorder. ADHD Attention Deficit and Hyperactivity Disorders. 2010 Dec;2(4):241-55..
As principais características do TDAH são:
- Desatenção
- Hiperatividade
- Impulsividade
Sintomas de desatenção | Sintomas de hiperatividade | Sintomas de impulsividade |
---|---|---|
Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas | Inquietação ou movimento físico excessivo | Emitir respostas antes que as perguntas fossem concluídas |
Não escuta quando falado diretamente | Correr ou escalar em situações impróprias | Interromper ou se intrometer em outras pessoas |
Dificuldade em organizar tarefas e atividades | Fala excessiva | Dificuldade em aguardar a vez nas atividades |
Facilmente distraído por estímulos estranhos | Dificuldade em se envolver em atividades silenciosas | Agir sem levar em consideração as consequências |
Falta de atenção aos detalhes | Dificuldade em permanecer sentado | Dificuldade em seguir instruções |
Classificação do TDAH
Existem 3 tipos[3]Nijmeijer JS, Minderaa RB, Buitelaar JK, Mulligan A, Hartman CA, Hoekstra PJ. Attention-deficit/hyperactivity disorder and social dysfunctioning. Clinical psychology review. 2008 Apr 1;28(4):692-708.:
- TDAH, combinado. Este é o tipo mais comum. Uma criança com este tipo é impulsiva e hiperativa. Eles também têm problemas para prestar atenção e são facilmente distraídos.
- TDAH, impulsivo/hiperativo. Este é o tipo menos comum de TDAH. Uma criança com este tipo é impulsiva e hiperativa. Mas eles não têm problemas para prestar atenção.
- TDAH, desatento e distraído. Uma criança com este tipo é principalmente desatenta e facilmente distraída.
Causas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
O TDAH geralmente começa na infância, mas pode continuar na idade adulta. É o distúrbio comportamental mais comumente diagnosticado em crianças.
O TDAH é diagnosticado com muito mais frequência em meninos do que em meninas.
Este transtorno tem associação com uma disfunção em áreas do córtex cerebral, como Lobo Pré-Frontal. Quando ele está comprometido, ocorrem dificuldades com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade.
Nas atividades como estudo e leitura, que exigem concentração, o cérebro aumenta os níveis de ativação. Nos casos de TDAH, ocorre a hipofunção e a hipoativação do córtex pré-frontal. Com isto eles pulsam mais devagar que o comum, principalmente quando as circunstâncias exigem mais esforço mental.
- Genética: há evidências de que o TDAH ocorre em famílias e que a genética desempenha um papel em seu desenvolvimento.
- Biologia: Certas áreas do cérebro podem ser subativas em pessoas com TDAH, levando a dificuldade de prestar atenção e controlar os impulsos.
- Ambiente: A exposição a toxinas, como chumbo, durante a gravidez ou na primeira infância pode aumentar o risco de desenvolver TDAH.
- Desenvolvimento: baixo peso ao nascer, parto prematuro ou outros problemas durante o desenvolvimento podem aumentar o risco de TDAH.
- Lesão cerebral: uma lesão no cérebro, como um traumatismo craniano, pode aumentar o risco de desenvolver TDAH.
Comportamento
O problema também tem componentes comportamentais e pode afetar personalidade, hábitos e preferências. Diante disso, a probabilidade do TDAH se manifestar acontece conforme intensidade dos sintomas.
Isto acontece, pois tem relação direta com as experiências pessoais. Se o usuário na infância foi desorganizado, sem rotinas e hábitos regulares é possível que tenha problema de se concentrar e focar nos objetivos[4]Faraone SV, Biederman J, Spencer T, Wilens T, Seidman LJ, Mick E, Doyle AE. Attention-deficit/hyperactivity disorder in adults: an overview. Biological psychiatry. 2000 Jul 1;48(1):9-20..
Pessoas com TDAH geralmente têm dificuldade em se organizar, manter o foco, fazer planos realistas e pensar antes de agir. Eles podem ser inquietos, barulhentos e incapazes de se adaptar a situações de mudança.
Sintomas do TDAH
Sintomas de impulsividade
- Perde o foco as respostas antes que as perguntas tenham sido concluídas
- Tem dificuldade em aguardar a vez
- Interrompe ou se intromete nos outros (se intromete em conversas ou jogos)
Sintomas de hiperatividade
- Mexe com as mãos ou pés ou se contorce no assento
- Deixa o assento quando se espera que permaneça sentado
- Corre ou escala em situações inadequadas
- Tem problemas para jogar ou trabalhar em silêncio
- Muitas vezes está “em movimento”, age como se “acionado por um motor”
- Fala excessivamente
Sintomas de desatenção
- Não presta muita atenção aos detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos escolares
- Tem dificuldade em manter a atenção durante tarefas ou brincadeiras
- Parece não ouvir quando falado diretamente
- Não segue as instruções e não termina os trabalhos escolares ou tarefas e tarefas
- Tem problemas para organizar tarefas e atividades
- Evita ou não gosta de tarefas que exijam esforço mental sustentado (como trabalhos escolares)
- Frequentemente perde brinquedos, tarefas, lápis, livros ou ferramentas necessárias para tarefas, ou atividades
- É facilmente distraído
- É frequentemente esquecido nas atividades diárias
TDAH é comum?
O transtorno pode acontecer em crianças e adolescentes e atinge cerca de 3% a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo.
Na metade dos casos é possível que o problema acompanhe o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam brandos.
Diagnóstico para TDAH
Um pediatra, psiquiatra infantil ou um especialista em saúde mental pode diagnosticar o TDAH. Para isso, eles conversarão com pais e professores e observarão o comportamento da criança[5]Barkley RA. Attention-deficit hyperactivity disorder: A handbook for diagnosis and treatment. New York: Guilford press; 2006..
O diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) exige diversos cuidados. Para solução apenas um diagnóstico preciso pode encontrar tratamentos eficazes.
Além disso, não pode esquecer-se da possibilidade de ocorrência de mais de um problema, o que pode indicar a comorbidades. Neste caso pode deixar o diagnóstico ainda mais complexo.
Com isto a comorbidades precisa ser contempladas nos tratamentos para conseguir bons resultados. Neste caso é preciso ir além da lista de sintomas, até alcançar uma análise extensa do caso.
Entre os aspectos analisados é necessário verificar transtornos concomitantes, inclusive transtornos de aprendizagem e de linguagem.
O diagnóstico também depende dos resultados dos testes de saúde física, do sistema nervoso e da saúde mental. Certos testes podem ser usados para descartar outros problemas de saúde. Outros podem verificar as habilidades de pensamento e certos conjuntos de habilidades.
Tratamentos para TDAH
Normalmente a abordagem para o tratamento do TDAH utiliza medicamentos exclusivos, porém, são insuficientes para resultados esperados[6]Elia J, Ambrosini PJ, Rapoport JL. Treatment of attention-deficit–hyperactivity disorder. New England Journal of Medicine. 1999 Mar 11;340(10):780-8..
Conforme o caso utiliza psico-estimulante específico no sistema nervoso central, além de antidepressivos ou outras medicações.
É necessário fazer acompanhamento do progresso da terapia, através da família e da escola, assim como a psicoterapia deve ser mantida, devido à mudança de comportamento.
Todavia é fundamental o acompanhamento da criança, de sua família e de seus professores para minimizar os sintomas.
Hoje é possível encontrar múltiplas abordagens de tratamento disponíveis, que quando combinadas pode atender a necessidade específica.
Pode incluir medicação, psicoterapia, coaching, ginástica cerebral e biofeedback, entre outras, para a melhora no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Referências Bibliográficas
↑1 | Biederman J. Attention-deficit/hyperactivity disorder: a selective overview. Biological psychiatry. 2005 Jun 1;57(11):1215-20. |
---|---|
↑2 | Lange KW, Reichl S, Lange KM, Tucha L, Tucha O. The history of attention deficit hyperactivity disorder. ADHD Attention Deficit and Hyperactivity Disorders. 2010 Dec;2(4):241-55. |
↑3 | Nijmeijer JS, Minderaa RB, Buitelaar JK, Mulligan A, Hartman CA, Hoekstra PJ. Attention-deficit/hyperactivity disorder and social dysfunctioning. Clinical psychology review. 2008 Apr 1;28(4):692-708. |
↑4 | Faraone SV, Biederman J, Spencer T, Wilens T, Seidman LJ, Mick E, Doyle AE. Attention-deficit/hyperactivity disorder in adults: an overview. Biological psychiatry. 2000 Jul 1;48(1):9-20. |
↑5 | Barkley RA. Attention-deficit hyperactivity disorder: A handbook for diagnosis and treatment. New York: Guilford press; 2006. |
↑6 | Elia J, Ambrosini PJ, Rapoport JL. Treatment of attention-deficit–hyperactivity disorder. New England Journal of Medicine. 1999 Mar 11;340(10):780-8. |