Glicose 150 é normal? A partir de quais níveis apresentados nos resultados de glicemia devemos começar a nos preocupar, e o que fazer nesses casos.
O exame ou teste de glicose é realizado com o intuito de descobrir os níveis de açúcar presentes na corrente sanguínea – fator também conhecido como glicemia.
Desta forma, esse é um exame muito pedido quando se realiza uma bateria de exames, ou então quando há suspeita de diabetes, utilizando o resultado para compor um diagnóstico.
Hiperglicemia – valores elevados da glicose sanguínea
A hiperglicemia é uma condição em que há um excesso de glicose na corrente sanguínea. Alguns sintomas comuns de hiperglicemia incluem sentir muita sede, urinar muito, sentir-se fraco ou cansado, visão turva e perda de peso.
Outros sintomas podem incluir hálito com cheiro frutado, boca seca, dor abdominal, náuseas e vômitos, falta de ar e confusão.
Se sentir algum destes sintomas ou tiver diarreia ou vómitos contínuos e não conseguir ingerir alimentos ou líquidos, deve procurar ajuda imediata do seu prestador de cuidados ou ligar para o serviço de emergência.
É necessário fazer jejum antes do exame de glicose?
Sim, de maneira sucinta, é necessário realizar jejum antes de fazer o exame da glicose. Não respeitar as regras impostas no pré exame pode acarretar em um resultado falso positivo para diabetes, por exemplo.
Dessa maneira, respeite sempre as instruções dadas pelo laboratório que realizará o exame. E se tratando do teste da glicose, no caso de dúvida, realize um jejum de 8 horas.
A ingestão de água está incluída no período de jejum?
Algumas pessoas se perguntam se podem beber água no decorrer do período em jejum. A resposta é que não há restrição para o exame da glicose, ou seja, pode sim beber água ao longo do período de jejum, deve-se apenas não ingerir nenhum alimento ou líquidos que não sejam água.
Quais os níveis normais de glicose no sangue?
Paras os exames da glicose realizados em jejum, os valores usados como base de referência são:
- Normal: inferior a 99 mg/dL
- Pré-diabetes: entre 100 e 125 mg/dL
- Diabetes: superior a 126 mg/dL
Para a diabetes ser confirmada, o exame deve oferecer o resultado acima de 126 mg/dL em dois testes realizados em dias distintos.
Glicose 150 é normal? O que fazer?
Como informamos na sessão acima, quando o resultado da glicose é superior a 126 mg/dL, já pode ser considerado um caso de diabetes.
Caso o jejum não seja realizado, os números de diagnóstico se alteram. Nesses casos, valores acima de 140 mg/dL já podem ser considerados casos de diabetes.
Ou seja, com ou sem jejum, caso o resultado do exame de glicose seja o de 150 mg/dL, você está lidando com um caso de diabetes e um médico deve ser consultado o mais rápido possível.
Após a descoberta de um resultado positivo para diabetes, é importante que se investigue de qual tipo da doença se trata, para que um tratamento possa começar a ser delineado.
Os diferentes tipos de diabetes
Os casos de diabetes podem ser divididos entre os tipo 1, tipo 2 e gestacional:
- Diabetes tipo 1: Ou insulino dependente. Nesses casos, a diabetes ocorre por causas genéticas e autoimunes, onde o corpo para de produzir o hormônio insulina, que é responsável por realizar a regulação da glicose no sangue, causando portanto um desbalanceamento de tal.
- Diabetes tipo 2: Esse costuma ser o tipo mais comum de diabetes, e ocorre principalmente devido a hábitos de vida como o sedentarismo e a má alimentação e a fatores de risco como a obesidade. Pode até haver aspectos genéticos associados ao seu aparecimento, porém, mesmo com predisposição genética, são casos que podem ser evitados, amenizados ou adiados com alterações no estilo de vida da pessoa.
- Diabetes Gestacional: Como pode ser inferido a partir do próprio nome, este tipo de diabetes ocorre ao longo do período da gestação, devido a substâncias produzidas pela placenta que podem alterar a ação da insulina no sangue, causando a diabetes gestacional.
Esses casos podem ser tratados com mudanças de estilo de vida ao longo da gravidez, e a ação da insulina costuma voltar à regularidade após o período de gestação, porém, as chances de desenvolvimento de uma diabetes tipo 2 pela mãe tendem a aumentar.
Os principais sintomas da diabetes
É muito importante se manter atento aos sinais e sintomas do nosso corpo. Em relação a diabetes, podemos citar os seguintes sintomas para se manter em alerta:
- Aumento da sensação de sede
- Sensação de boca seca
- Cansaço excessivo
- Vontade de urinar frequente e acima do normal
- Problemas de cicatrização, feridas que demorem mais que o habitual para cicatrizarem
- Sensação de formigamento nas mãos e nos pés
- Visão turva e/ou embaçada sem motivo aparente
- Ocorrência frequente de infecções, como candidíase ou infecção urinária
Quando procurar ajuda médica
A diabetes é classificada como uma doença crônica. Onde o corpo não produz insulina, ou não consegue utilizar a insulina produzida por conta de uma má absorção. A diabetes é uma doença séria que pode trazer inúmeros problemas e riscos caso não seja tratada de maneira contínua.
Portanto, caso você reconheça que está apresentando alguns dos sintomas citados acima, ou caso já tenha até mesmo realizado um exame de glicose que esteja apresentando resultados acima dos índices normais, busque ajuda médica de maneira imediata.