Por mais comum que seja ter gases, sentí-los pode ser muito desconfortável e dolorido. Especialmente logo embaixo da costela esquerda associada a falta de ar pode ser causada pelo excesso de gases no organismo, apesar de muitas vezes gerar preocupação pois também é um sintoma de infarto.
A presença de gases embaixo da costela pode significar que alguma coisa não está bem no organismo e esse acúmulo leva a um desconforto generalizado.
Confira abaixo o que pode ser a presença de gases embaixo da costela esquerda.
Dor do lado esquerdo abaixo da costela
A dor no lado esquerdo abaixo das costelas pode ser causada por várias condições médicas, muitas vezes relacionadas a órgãos naquele local, como o estômago, o baço, o pâncreas e partes do intestino.
Causa | Descrição |
---|---|
Gases | A ingestão excessiva de ar e a digestão de certos alimentos podem levar ao acúmulo de gases no sistema digestivo, causando inchaço. |
Constipação | A dificuldade em evacuar pode levar ao acúmulo de fezes no intestino, causando inchaço e desconforto. |
Síndrome do intestino irritável | Distúrbio funcional do intestino que pode causar uma série de sintomas, incluindo inchaço, dor abdominal e alterações nos hábitos intestinais. |
Doença celíaca | Doença autoimune na qual o organismo reage ao glúten, proteína encontrada em trigo, cevada e centeio, levando a inchaço e outros sintomas gastrointestinais. |
Intolerância alimentar | A incapacidade de digerir certos alimentos, como lactose ou frutose, pode levar a sintomas como inchaço, flatulência e diarreia. |
Gastroparesia | É uma condição em que o estômago não consegue esvaziar-se de maneira normal, causando inchaço, náuseas e outros sintomas. |
Por exemplo, a gastrite, uma inflamação da camada protetora do estômago, pode causar dor nessa área, que geralmente é aguda, queimação ou cólica, e pode ser agravada pela ingestão de alimentos picantes ou álcool.
A pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, é outra causa comum e pode resultar em uma dor aguda e severa que se irradia para as costas. Além disso, condições relacionadas ao baço, como a esplenomegalia (baço aumentado) ou lesões no baço, podem causar dor no lado esquerdo abaixo da costela.
Os problemas renais, como pedras nos rins ou infecções do trato urinário, também podem ser responsáveis pela dor no lado esquerdo abaixo da costela.
As pedras nos rins podem causar dor severa à medida que se movem pelo trato urinário. Esta dor pode ser sentida na parte inferior das costas, nos flancos ou até na parte inferior do abdômen. As infecções do trato urinário podem causar dor no flanco, febre e outros sintomas, como uma necessidade urgente de urinar.
Por que os gases embaixo da costela esquerda doem?
Quando sentimos gases embaixo da costela esquerda significa que há excesso desse produto, o que provoca inchaço e pode causar compressão de alguns órgãos, daí a dor que sentimos. Essa compressão é sentida na forma de dor no peito e cólicas.
Quais são as causas do acúmulo de gases no organismo?
As principais causas para o acúmulo de gases em nosso corpo são:
- Fumo;
- Falar em excesso durante refeições, levando a ingestão de ar pelo estomago;
- Ingestão de bebidas com gás;
- Comer muito rapidamente;
- Intolerância à lactose, como leite e derivados;
- Respiração ofegante, com a boca aberta, e rapidamente.
Quais são os sintomas do acúmulo de gases embaixo da costela esquerda?
Geralmente, o excesso de gases provoca os seguintes sintomas:
- Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
- Mal-estar generalizado;
- Dor abdominal em pontadas;
- Flatulência;
Problemas associados ao acúmulo de gases embaixo da costela esquerda
Apesar de geralmente esse acúmulo simplesmente significar que a pessoa fez alguma atividade como as causas citadas acima que levaram ao acúmulo de gases, esse sintoma também pode ser um sinal de distúrbio ou doença.
Primeiramente, o paciente deve observar a intensidade da dor nessa região, como e quando dói.
A maioria dos pacientes simplesmente apresentam uma dor muscular aguda, causada elo mau jeito ou esforço. Nesses casos, a dor melhora rapidamente.
Quando essa dor dura mais tempo, ela pode estar relacionada à postura, à prática de exercícios ou a problemas em algum dos órgãos que se localizam do lado esquerdo do corpo.
Gastrite
Em outros casos, essa dor pode estar associada a gastrite. Essa doença é caracterizada por uma inflamação da camada que reveste o estômago e, consequentemente, leva a dor na forma de pontadas do logo abaixo do lado esquerdo da costela.
Além disso, outros sintomas associados a gastrite são: queimação no estômago, náusea, digestão lenta com sensação de estômago cheio e arrotos frequentes.
A gastrite pode ser causada devido a uma infecção pela bactéria H. pylori, pelo uso de remédios anti-inflamatórios que agridem o revestimento do estômago ou ainda devido ao consumo excessivo de álcool.
Como tratar?
Algumas mudanças no estilo de vida podem auxiliar a diminuir os sintomas da gastrite. Dentre eles, adotar uma alimentação mais leve, incluindo verduras e frutas cozidas, dar preferência a carnes magras cozidas sem muitos temperos, consumir somente água e evitar alimentos e bebidas que possam irritar ainda mais o revestimento do estômago, como o café, chocolate, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Além disso, é fundamental que o paciente consulte um gastroenterologista para solicitar um exame de endoscopia.
Esse exame permite confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento apropriado. Geralmente, os medicamentos indicados são protetores do estômago como omeprazol, lansoprazol ou pantoprazol.
Também podem ser receitados antibióticos para os casos em que a gastrite foi causada pela infecção por H. pylori.
Pancreatite
Caso a dor nas costas abaixo das costelas do lado esquerdo for intensa, e você sinta que há acúmulo de gases na região, e a sensação persistir por horas dias, e ainda se a dor diminui quando se senta ou se inclina para a frente, isso pode indicar que há um problema de pâncreas.
Associado a dor e aos gases, você pode apresentar sintomas como náuseas, vômitos, perda de peso ou de apetite.
Como alguns dos problemas indicados pelo acúmulo de gases do lado esquerdo da costela podem ser bastante graves, é fundamental que procure um médico o quanto antes.
Somente ele poderá fazer o diagnóstico apropriado depois de avaliar seus exames de sangue, de imagem e biópsias, caso seja necessário. Além disso, o tratamento também dependerá do diagnóstico.
Como acabar com os gases
Felizmente, há algumas formas de tratamentos que podem ser feitos em casa para evitar o acúmulo de gases. Alguns deles são:
- Tomar uma xícara de chá de funcho ou de hortelã após as refeições;
- Adotar uma dieta equilibrada, composta por alimentos ricos em fibras e bebendo bastante água todos os dias;
- Evitar a ingestão de refrigerantes e outras bebidas a junto gaseificadas durante as refeições;
- Evitar o consumo em excesso de alimentos ricos em carboidratos;
- Evitar o consumo de leite e derivados em excesso;
- Fazer uma caminhada de 20-30 minutos após as refeições, principalmente depois das refeições principais – almoço e jantar;
Tratamento para Gases Abdominais
O tratamento para gases abdominais pode ser abordado de várias maneiras, dependendo da causa subjacente. Para muitas pessoas, a modificação da dieta pode ser uma solução eficaz.
Alimentos que tendem a causar gases incluem feijões, lentilhas, brócolis, repolho, cebolas, refrigerantes e alimentos ricos em fibras. Reduzir o consumo desses alimentos pode ajudar a aliviar os sintomas. Além disso, comer devagar e evitar conversar durante a refeição pode prevenir a ingestão de ar, o que pode contribuir para o acúmulo de gases.
Medicamentos para Gases
O uso de medicamentos também pode ser eficaz no controle dos gases abdominais. Alguns dos medicamentos mais comuns incluem antiácidos com simeticona, que ajudam a quebrar as bolhas de gás no estômago, facilitando sua expulsão.
Medicamentos contendo carvão ativado podem ajudar a absorver o excesso de gás no intestino. No entanto, esses medicamentos devem ser usados sob orientação médica, pois existem potenciais efeitos colaterais e interações com outros medicamentos que devem ser considerados.
A Simeticona é um medicamento amplamente utilizado para aliviar os desconfortos causados pelos gases abdominais. Seu mecanismo de ação é voltado para a redução da tensão superficial das bolhas de gás, facilitando sua eliminação.
Como a Simeticona Funciona
- Altera a tensão superficial das bolhas de gás;
- Facilita a coalescência das bolhas, formando bolhas maiores;
- As bolhas maiores são eliminadas mais facilmente, seja através do arroto ou da flatulência;
- Diminui o desconforto ou sensação de plenitude causada pelo acúmulo de gás.
Dosagem Recomendada da Simeticona
A dosagem da Simeticona varia conforme a idade do paciente. Veja a tabela abaixo:
Idade | Dosagem | Quantidade de Vezes ao Dia |
---|---|---|
Adultos e crianças maiores de 12 anos | 40 a 125 mg | Após as refeições e ao deitar (4x/dia) |
Crianças de 2 a 12 anos | 40 mg | Após as refeições e ao deitar (4x/dia) |
Crianças menores de 2 anos | 20 mg | Após as refeições e ao deitar (4x/dia) |
Aviso Importante
As dosagens listadas são apenas um guia geral. A simeticona deve sempre ser utilizada sob a orientação de um profissional de saúde. Caso os sintomas persistam, procure atendimento médico.