- A ansiedade pode causar formigamento nas mãos.
- Não se sabe exatamente porque algumas pessoas apresentam formigamento nas mãos e não em outras.
- A hiperventilação é provavelmente a causa dessa sensação, mas existem outras causas
- A crise de ansiedade pode fazer com que a sensação das mãos formigando piore.
- Aprender a respirar mais intencionalmente, combinado com tratamentos de ansiedade, pode evitar que as mãos formigando piorem.
A ansiedade é um sentimento de apreensão e medo caracterizado por sintomas como dificuldade de concentração, dores de cabeça, problemas de sono, pensamento acelerado e irritabilidade[1]Larson GE, Booth-Kewley S, Merrill LL, Stander VA. Physical symptoms as indicators of depression and anxiety. Military medicine. 2001 Sep 1;166(9):796-9.. Os transtornos de ansiedade são doenças médicas graves que afetam aproximadamente 10 milhões de adultos brasileiros.
A ansiedade pode afetar pessoas de todas as idades, ou seja, de crianças a adultos.
As condições de ansiedade – seja transtorno do pânico, fobias ou ansiedade generalizada – envolvem muitos sintomas diferentes e nem todos são emocionais.
Outro sintoma comum inclui dormência e formigamento em várias partes do corpo. Isso pode ser bastante incômodo, ainda mais para quem já está se sentindo ansioso[2]Henningsen P, Zimmermann T, Sattel H. Medically unexplained physical symptoms, anxiety, and depression: a meta-analytic review. Psychosomatic medicine. 2003 Jul 1;65(4):528-33..
Dormência ou formigamento podem estar relacionados a patologias que afetam o sistema nervoso, como a neuropatia periférica. Agitação e ansiedade podem acompanhar muitas condições emocionais diferentes, bem como doenças físicas.
O tratamento para ansiedade pode incorporar medicamentos e psicoterapia.
Como a ansiedade causa dormência?
A dormência física é definida como uma perda de sensação ou sensação em algum lugar do corpo.
A ansiedade pode causar dormência de várias maneiras. A dormência física também pode ser descrita como uma sensação de formigamento. Isso é frequentemente descrito como “alfinetes e agulhas” ou ter um membro que “adormeceu”.
A dormência física é geralmente sentida nas mãos, pontas dos dedos, pés, dedos dos pés, rosto e ao redor da boca.
Causas de dormência devido à ansiedade podem incluir:
1. Hiperventilação
Quando você se sente muito ansioso, você pode encontrar-se respirando rápida ou irregularmente. Mesmo que isso não dure muito, ainda pode diminuir a quantidade de dióxido de carbono no sangue.
Em momentos de pânico, os vasos sanguíneos se contraem, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial. Isso reduz o fluxo sanguíneo para diferentes partes do corpo – mãos e pés em particular – potencialmente causando formigamento, dormência ou sensação de frio.
2. Mudanças de comportamento
Sentir-se ansioso também muda o comportamento. Uma pessoa pode tensionar inconscientemente seus músculos, o que pode levar a sensações musculares incomuns ou dormentes.
3. A resposta de luta ou fuga
Quando você se sente ansioso, estressado ou com medo, seu corpo vê algo em sua vida como uma ameaça. Como resultado, ativa a resposta de luta ou fuga. Essa resposta evoluiu para ajudar nossos ancestrais a sobreviverem a situações de risco de vida[3]Milosevic I. Fight-or-flight response. Phobias: The Psychology of Irrational Fear: The Psychology of Irrational Fear. 2015 Mar 3;196:179..
Uma parte importante da resposta de luta ou fuga envolve o redirecionamento do sangue para órgãos essenciais para a sobrevivência, como o coração, os músculos e os pulmões. Isso é iniciado quando o cérebro envia certos sinais.
O fluxo sanguíneo reduzido para partes do corpo não essenciais para a sobrevivência imediata, como rosto, dedos das mãos ou pés, pode causar formigamento ou dormência.
Embora a ansiedade possa comumente causar dormência física, também pode ser devido a várias causas médicas, variando de leve a grave. Se você tiver dormência física inexplicável ou que afete sua vida diária, consulte seu médico.
O que acontece com nosso corpo quando estamos ansiosos?
A ansiedade pode causar muitas sensações em nossos corpos enquanto se prepara para o perigo. Essas sensações são chamadas “reação de alarme”.
Eles ocorrem quando o sistema de alarme natural do corpo (“luta-voo-congelamento”) é ativado. Essas sensações ocorrem porque nossos corpos estão se preparando para nos ajudar a nos defender.
- Batimento cardíaco acelerado e respiração rápida: Quando seu corpo está se preparando para a ação, ele garante que sangue e oxigênio suficientes circulem para seus principais grupos musculares e órgãos essenciais. Isso permite que você fuja ou lute contra o perigo.
- Sudorese (suor frio): A transpiração esfria o corpo. Também deixa a pele mais escorregadia e difícil para um animal ou pessoa atacante agarrar você.
- Náuseas e dores de estômago: Quando confrontado com o perigo, o corpo desliga sistemas/processos que não são necessários para a sobrevivência (sistema parassimpático); dessa forma, pode direcionar a energia para funções críticas para a sobrevivência (sistema simpático). A digestão é um dos processos que não é necessário em momentos de perigo. Por causa disso, a ansiedade pode levar a sentimentos de dor de estômago, náusea ou diarréia.
- Mal-estar e sensação de tontura ou vertigem: Como nosso sangue e oxigênio vão para os principais grupos musculares quando estamos em perigo, respiramos muito mais rápido para mover o oxigênio em direção a esses músculos. No entanto, isso pode causar hiperventilação (excesso de oxigênio ao respirar muito rapidamente para preparar o corpo para a ação), o que pode fazer você se sentir tonto ou tonto. Além disso, como a maior parte de seu sangue e oxigênio está indo para seus braços e pernas (para “lutar ou fugir”), há uma ligeira diminuição de sangue para o cérebro, o que também pode deixá-lo tonto. Não se preocupe – a ligeira diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro não é perigosa.
- Peito apertado ou dor na região peitoral: como seus músculos ficam tensos à medida que seu corpo se prepara para o perigo, seu peito pode ficar apertado ou dolorido quando você respira fundo.
- Alterações na visões, como clareza excessiva: Ao reagir ao perigo, nossas pupilas se dilatam para deixar entrar mais luz e garantir que possamos ver com clareza suficiente. Essa reação faz com que nosso ambiente pareça mais brilhante ou difuso e, às vezes, menos real.
- Pernas pesadas ou fraqueza nas pernas: À medida que nossas pernas se preparam para a ação (luta ou fuga), o aumento da tensão muscular, bem como o aumento do fluxo sanguíneo para esses músculos, podem causar a sensação de pernas pesadas.
Como melhorar das mãos dormentes ou com formigamento
Se você estiver nervoso ou ansioso, acalmar-se interromperá a resposta ao estresse. À medida que seu corpo se recupera das mudanças na resposta ao estresse, você deve ver esse sintoma diminuir.
Se você não estiver respirando normalmente, diminuir deliberadamente a respiração e respirar moderadamente profundamente (não ao ponto de hipoventilação) deve corrigir os níveis de CO2 no sangue. À medida que este nível corrige, você deve ver suas mãos dormentes formigando sentindo diminuir.
A atividade física regular pode ajudar muito a melhorar o sofrimento emocional relacionado à ansiedade. Levantar-se e movimentar-se também pode ajudá-lo a se acalmar quando de repente se sentir muito ansioso[4]Carek PJ, Laibstain SE, Carek SM. Exercise for the treatment of depression and anxiety. The international journal of psychiatry in medicine. 2011 Jan;41(1):15-28..
Mover seu corpo pode ajudar a distraí-lo da causa de sua ansiedade, por exemplo. Mas o exercício também faz seu sangue fluir e pode ajudar sua respiração a voltar ao normal também.
A acupuntura é um tratamento complementar utilizado em casos de ansiedade leve a moderada. O tratamento com acupuntura pode ter benefícios como regulação de neurotransmissores, que proporcionam o bem-estar, como serotonina e endorfinas.
Se você esteve sob muito estresse ultimamente, reduzir o estresse e dar ao seu corpo tempo suficiente para se acalmar e se recuperar também deve eliminar esse sintoma.
Como esses sintomas não são prejudiciais, eles não são motivo de preocupação. Tomar as ações acima deve corrigi-los.
Referências Bibliográficas
↑1 | Larson GE, Booth-Kewley S, Merrill LL, Stander VA. Physical symptoms as indicators of depression and anxiety. Military medicine. 2001 Sep 1;166(9):796-9. |
---|---|
↑2 | Henningsen P, Zimmermann T, Sattel H. Medically unexplained physical symptoms, anxiety, and depression: a meta-analytic review. Psychosomatic medicine. 2003 Jul 1;65(4):528-33. |
↑3 | Milosevic I. Fight-or-flight response. Phobias: The Psychology of Irrational Fear: The Psychology of Irrational Fear. 2015 Mar 3;196:179. |
↑4 | Carek PJ, Laibstain SE, Carek SM. Exercise for the treatment of depression and anxiety. The international journal of psychiatry in medicine. 2011 Jan;41(1):15-28. |