O Instituto Oncoguia promoveu o “II Encontro Vivendo com Câncer de Mama Metastático”. O evento é gratuito e faz parte da programação do Outubro Rosa, mês mundial de prevenção e combate ao câncer de mama.
O encontro é dirigido a pacientes e familiares que convivem com o câncer de mama, além de profissionais de saúde. A programação, composta por palestras de especialistas, inclui novidades no tratamento desse tipo de câncer, os direitos do paciente, a importância da alimentação saudável, entre outros temas relevantes.
O “II Encontro Vivendo com Câncer de Mama Metastático” foi realizado no auditório da sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), à Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis.
O Instituto Oncoguia disponibiliza dez bolsas com passagem e hospedagem para participantes de fora da capital paulista. Mais informações pelo telefone 0800 773-1666 e pelo site oficial do Encontro.
Sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama ocorre quando as células normais da mama sofrem alterações em suas características moleculares, permitindo que elas cresçam e se multipliquem incontrolavelmente[1]Radice D, Redaelli A. Breast cancer management. Pharmacoeconomics. 2003 Apr;21(6):383-96..
Os sinais e sintomas de alerta para o câncer de mama podem variar muito.
Se você sentir alguma alteração na mama, mamilo ou axila, agende uma consulta com seu médico.
O câncer de mama geralmente não causa sintomas nos estágios iniciais e é geralmente detectado com mamografias de rastreamento.
Os tratamentos dependem do estágio e do tipo do câncer e podem incluir cirurgia, quimioterapia, terapia hormonal, terapia biológica e radioterapia[2]Akram M, Iqbal M, Daniyal M, Khan AU. Awareness and current knowledge of breast cancer. Biological research. 2017 Dec;50(1):1-23..
O que causa o câncer de mama?
Não se sabe exatamente o que causa o câncer de mama.
Existem certos fatores de risco que parecem aumentar sua chance de contrair a doença. Estima-se que cerca de 10% dos casos de câncer de mama sejam hereditários (geridos na família).
Em muitos desses casos, você herdou um gene de seus pais que sofreu uma mutação (mudou de sua forma normal). Este gene mutado torna provável que uma pessoa tenha câncer de mama.
Você nem sempre pode evitar o câncer de mama, mas pode encontrá-lo cedo. Isso aumenta suas chances de uma recuperação completa e rápida.