Pensando em fazer preenchimento? Dr. Thiago Marra lista as principais diferenças entre o uso de ácido hialurônico e enxerto de gordura
Cirurgião plástico tira dúvidas que rondam os pensamentos quando o desejo é de se fazer um procedimento estético.
Cada vez mais populares, os procedimentos estéticos e reparadores estão em alta e vem sendo cada vez mais procurados por pacientes de todas as idades. Alguns procedimentos ganham cada vez mais destaque, entre os favoritos de grande parte da população estão o preenchimento labial, o bigode chinês e o preenchimento de malar.
Apesar de estarem em alta, muitas dúvidas ainda existem ao redor dos procedimentos estéticos, como qual o melhor método, a escolha do profissional e qual a melhor escolha para cada necessidade. Dr. Thiago Marra, cirurgião plástico, alerta que quando falamos de procedimentos estéticos é preciso prezar pela naturalidade.
“Atualmente, existem duas possibilidades para os preenchimentos, podendo ser realizados de forma temporária ou permanente, no hospital ou até mesmo em clínicas de cirurgiões plásticos”.
Confira abaixo as principais dúvidas e a explicação do profissional para quem deseja realizar esses tipos de procedimento.
O que é ácido hialurônico?
É uma substância produzida pelo próprio corpo humano, com propriedades hidratantes e estimulantes relacionadas ao colágeno. Apesar de ser encontrado no próprio organismo, com o passar do tempo a sua produção vai diminuindo, sendo necessário a aplicação por meio de preenchimentos.
O que é enxerto de gordura?
Conhecida como lipoenxertia, o enxerto de gordura é uma técnica que utiliza a gordura do próprio corpo para a realização de preenchimentos, definição ou aumento de volume em determinados locais. Muitas vezes, essa gordura é retirada no interno de joelho.
Qual o procedimento menos invasivo?
Entre as duas opções, o preenchimento feito com o ácido hialurônico é menos invasivo, muitas vezes feito em consultório e sem demandar a utilização de um centro cirúrgico. No caso dos preenchimentos com gordura é necessário uma lipo para a retirada e depois a realização do enxerto.
Qual a durabilidade de cada preenchimento?
No quesito durabilidade, todos os preenchimentos feitos com ácido precisam ser refeitos anualmente. Já o enxerto de gordura, uma parte é reabsorvida no pós-operatório e a outra tem duração por anos. Nestes casos, o cirurgião utiliza uma quantidade um pouco maior de gordura devido essa reabsorção feita pelo próprio corpo.
Qual o método mais indicado para o preenchimento labial?
No caso dos lábios, indicamos sempre o uso do ácido hialurônico para que o paciente tenha um resultado mais natural e menos agressivo. Com a possibilidade de definição ainda melhor de acordo com o que o paciente deseja.