Alodinia é um tipo de dor neuropática (dor no nervo). Pessoas com alodinia são extremamente sensíveis ao toque. Sensações que geralmente não causam dor podem ser muito dolorosas, como incluir temperaturas frias, escovar o cabelo ou usar uma camiseta de algodão.
A alodinia pode estar associada a distúrbios de dor crônica, como:
-Nevralgia pós-herpética
Alodinia e enxaqueca
Alodinia é um sintoma comum encontrado em muitas doenças, incluindo enxaqueca. Até 80% das pessoas com enxaqueca apresentam sintomas de alodinia durante uma crise.
Pesquisas sugerem que a alodinia é um dos fatores de risco que podem levar a enxaqueca episódica a se transformar em enxaqueca crônica.
Para os pacientes que sofrem de alodinia mecânica, mesmo as ações mais mundanas podem doer: vestir roupas ou até mesmo jogar na cama pode ser terrivelmente doloroso. A condição atualmente não tem cura.
Infelizmente, a base mecanicista dessa sensibilidade aprimorada é incompletamente compreendida.
Alodinia e Fibromialgia
Se você tem fibromialgia, é provável que um dos principais sintomas seja a dor generalizada. Isso pode ser sentido em todo o corpo, mas pode ser pior em áreas específicas, como as costas ou o pescoço.
A alodinia tátil é um dos sintomas característicos da fibromialgia. É uma condição neurológica na qual a sensação de dor – às vezes intensa – pode ocorrer com um simples toque.
Mais de um terço das pessoas com fibromialgia desenvolvem uma neuropatia de fibra pequena causada pela dor crônica.
Além disso, a dor crônica causa amplificação dos sinais de dor no próprio cérebro, bem como alterações em neurotransmissores-chave relacionados à dor.
A alodinia também está relacionada à falta de sono restaurador, portanto, os tratamentos padrão para fibromialgia – como fisioterapia, exercícios, técnicas de alívio do estresse e praticar uma boa higiene do sono – também podem ajudar a aliviar a alodinia.
Qual a sensação da alodínia?
O principal sintoma da alodinia é a dor de estímulos não dolorosos.
Algumas pessoas com alodinia podem sentir dor intensa, mesmo com alguns pelos roçando a pele. Os sintomas podem variar de leves a graves.
Algumas pessoas podem sentir uma sensação de queimação, enquanto outras sentem uma dor ou aperto.
Tipos de alodinia
Alodinia vem em três formas diferentes. É possível que você tenha um, dois ou todos os três tipos. As diferentes formas são:
- Alodinia tátil: Esta é a dor causada pelo toque. Isso pode incluir roupas pressionando a pele (especialmente as partes mais apertadas da roupa, como cós, alças de sutiã ou a parte elástica das meias), um abraço ou alguém tocando seu braço levemente.
- Alodinia mecânica: esse tipo de dor causada pelo movimento na pele. 3 Pode ser uma toalha enquanto você se seca, lençóis roçando em você ou até mesmo o ar de um ventilador se movendo sobre sua pele.
- Alodinia térmica (relacionada à temperatura): essa dor é causada por calor ou frio que não é extremo o suficiente para causar danos aos tecidos. Suas mãos e pés podem queimar se ficarem frios, ou ficar muito quente pode doer.
Causas da alodinia
Diferentes tipos de lesão que causam alodinia mecânica ativam circuitos espinhais distintos que processam as informações da pele para o cérebro.
Acredita-se que a alodinia seja uma reação de hipersensibilidade a estímulos. Pesquisas sugerem que pode resultar de sensibilização central, que se acredita ser um mecanismo subjacente da fibromialgia, síndrome da fadiga crônica e várias outras patologias de dor crônica.
“Central” indica o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e “sensibilização” significa que se tornou mais sensível.
Em algumas condições, pesquisas sugerem que a alodinia pode ser causada por sensibilização periférica, que envolve os nervos fora do sistema nervoso central.
Os sinais de dor da alodinia vêm de nervos especializados chamados nociceptores. O trabalho dos nociceptores é sentir informações sobre coisas como temperatura e estímulos dolorosos na pele.
Tabela: Causas comuns de Alodínia
Causa | Descrição |
---|---|
Diabetes | Diabetes pode causar danos nos nervos, o que pode levar à alodinia. |
Fibromialgia | A fibromialgia é uma condição crônica que pode causar alodinia em algumas pessoas. |
Esclerose Múltipla | A esclerose múltipla é um distúrbio neurológico que pode causar danos nos nervos, resultando em alodinia. |
Infecções | As infecções podem levar à inflamação, que pode causar alodinia. |
Herpes Zoster | O herpes é um vírus que pode causar inflamação, que pode levar à alodinia. |
Quimioterapia | Os medicamentos quimioterápicos podem causar danos nos nervos, o que pode levar à alodinia. |
Lesão da medula espinhal | As lesões da medula espinhal podem causar danos nos nervos, resultando em alodinia. |
AVC | O AVC pode causar danos nos nervos, resultando em alodinia. |
Tumores | Os tumores podem causar danos nos nervos, resultando em alodinia. |
Defeitos congênitos | Defeitos congênitos podem causar danos nos nervos, levando à alodinia. |
O que causa neuropatia?
Algumas neuropatias são causadas por outras doenças, mais comumente diabetes, mas também outras, incluindo doenças da tireóide, deficiências de vitaminas ou doenças inflamatórias, como lúpus.
Outros são causados por disfunção do sistema imunológico que faz com que ele ataque os nervos periféricos.
Em alguns casos, uma causa subjacente definitiva para a neuropatia nunca pode ser identificada.
Diagnóstico da alodinia
O diagnóstico é clínico.
Avalia-se o histórico do paciente, sintomas de dor (padrão da dor, se há coceira, sensibilidade ao frio/toque, choque/formigamento).
Exames laboratoriais podem ser utilizados para se excluir outras causas de patologias inflamatórias e autoimunes.
Eletroneuromiografia pode ser solicitada para avaliação de outras causas possíveis de dores neuropáticas.
Exames de imagem como raio-x, ressonância magnética e tomografia podem ser solicitadas para avaliação de outras causas de dor crônica.
Tratamento da alodinia
Atualmente, não há terapia estabelecida para alodinia, que é um tipo de dor neuropática.
Existem muitos mecanismos potenciais subjacentes a essa condição, desde alterações na mecanotransdução e excitabilidade do neurônio sensorial até as ações de mediadores inflamatórios e alterações de fiação no sistema nervoso central.
Tratamento da causa subjacente
Como a alodinia é comum nas síndromes dolorosas, o tratamento e a reabilitação adequados do distúrbio da dor crônica são essenciais.
Medicamentos adjuvantes para a dor
Vários tipos de drogas podem aliviar a alodinia. Isso inclui medicamentos para tratar convulsões (anticonvulsivantes) e alguns medicamentos para tratar a depressão. Os profissionais de saúde geralmente prescrevem pregabalina (Lyrica®) para tratar a dor da fibromialgia. Triptanos (medicamentos para tratar enxaquecas) podem aliviar a alodinia que ocorre com enxaquecas. Você toma esses medicamentos por via oral (pela boca).
Anestésicos tópicos
Altas concentrações de anestésicos tópicos (como a lidocaína), em creme, pomada ou adesivo, podem anestesiar a pele e aumentar o limiar sensorial à estimulação tátil.
Fisioterapia
Fisioterapia com foco na dessensibilização. Seu provedor toca ou faz uma leve pressão em uma área da sua pele. Ao longo de várias sessões, seu médico aumenta gradualmente a pressão até que não seja mais doloroso.
Bloqueios de nervo
Para reduzir a dor em um nervo ou grupo de nervos, seu médico pode recomendar uma injeção de bloqueio de nervo.
Conclusão
Alodinia refere-se à dor devido a um estímulo que normalmente não provoca dor. A temperatura ou estímulos físicos podem provocar alodinia e geralmente ocorre após lesão em um local.
Esse tipo de extrema sensibilidade ao toque pode afetar drasticamente a vida de uma pessoa. Eles podem evitar usar completamente uma parte do corpo afetada, como uma mão no nosso exemplo, ou podem até evitar sair de casa por medo de que estar perto de outras pessoas possa arriscar o contato com a parte sensível do corpo.
Dependendo da causa subjacente de sua alodinia, seu médico pode recomendar medicamentos, mudanças no estilo de vida ou outros tratamentos.