Meu exame de fezes deu Endolimax Nana – O que é isso?
Endolimax nana é classificado como um protozoário intestinal
Endolimax é considerado um protozoário comensal não patogênico que parasita o cólon humano.
Sua presença nas fezes pode ser um indicador de contaminação fecal de um alimento ou fonte de água, e não descarta a presença de outros parasitas[1]Poulsen CS, Stensvold CR. Systematic review on Endolimax nana: A less well studied intestinal ameba. Tropical parasitology. 2016 Jan;6(1):8..
A maioria dos humanos carrega E. nana sem complicações, mas às vezes o minúsculo parasita combina com Blastocystis hominis para causar sintomas gastrointestinais.
Embora grande parte da literatura cite esse parasita como não patogênico, há muitas razões para acreditar que, em alguns casos, esses agentes “não patogênicos” realmente causam sintomas nos pacientes, sem outras infecções ou condições que expliquem seus sintomas.
A seguir está uma lista de algumas referências para apoiar essa afirmação:
O que é endolimax nana?
E. nana habita o cólon e também foi encontrada no apêndice.
Trofozoítos (8-10 μm) se movem por pseudópodes e podem atingir um tamanho de até 30 μm durante a locomoção. Alimentam-se exclusivamente de bactérias e dividem-se por fissão binária.
Como é a transmissão?
Endolimax nana é transmitido através da contaminação fecal-oral de alimentos ou água.
Os cistos de Endolimax foram observados em água potável de poços profundos, em vegetais crus consumidos e em cédulas, que foram sugeridas como potenciais fômites.
Endolimax nana e diarréia – poucos estudos
É comum encontrar relatos de associações entre diarreia e infecções por Endolimax.
Essa associação pode, pelo menos em parte, ser explicada pelo fato de o Endolimax ser um indicador de contaminação fecal, o que muitas vezes pode acarretar a co-infecção por outros organismos capazes de causar diarreia.
Em alguns estudos de caso, o Endolimax foi associado à diarreia crônica.
Diagnóstico
O diagnóstico de Endolimax tradicionalmente se baseia na microscopia de cistos, que pode ser direta ou associada a um procedimento de concentração e diferentes colorações prévias à análise.
Tratamento
Endolimax parece responder bem ao tratamento com metronidazol e difetarsona.
Doses de metronidazol, nitazoxanida e trimetoprima-sulfametoxazol demonstraram tratar infecções de Endolimax nana que causam desconforto gastrointestinal, como diarreia aguda, de acordo com Relatos de Caso em Gastroenterologia.
O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) recomenda que os médicos encontrem outra causa de problemas gastrointestinais além desses organismos unicelulares, mesmo quando essas pequenas criaturas aparecem em amostras de fezes.
Referências Bibliográficas
↑1 | Poulsen CS, Stensvold CR. Systematic review on Endolimax nana: A less well studied intestinal ameba. Tropical parasitology. 2016 Jan;6(1):8. |
---|