Hoje em dia existem muitas formas de ter acesso à informação, entretanto, existem aquelas horas que só a conversa consegue satisfazer nossas necessidades.
Na área de alimentação e saúde principalmente, existem sites, blogs, redes sociais e muito conteúdo disponível.
No entanto, a procura por um profissional tem aumentado muito e sobressaído apesar da concorrência entre o mundo digital e o mundo real: o Nutricionista.
Nesse caso, este profissional tem elevado sua importância no comportamento alimentar e social das pessoas a cada dia.
Por que isso vem acontecendo? Por que as pessoas a cada dia que passa estão mais espertas e entendem que nem tudo que vemos por aí é verdade.
Por isso, veja alguns motivos pelos quais apenas os nutricionistas são os mais indicados para aconselhar e orientar seus hábitos alimentares.
1- A Nutrição é uma ciência
Todas as ciências são pautadas em análise, estudos e comprovação científica, logo com a nutrição não é diferente.
Embora seja uma área muito nova, ela já existe a milênios e sempre andou de mãos dadas com a evolução da humanidade.
Por este motivo, é importante saber que a nutrição não é um modismo tão pouco frescura, ela é uma ciência que já contribuiu muito para prolongar a vida do homem desde a antiguidade.
2- Somente o Nutricionista pode elaborar um plano alimentar
Essa função está disposta até mesmo na lei e nenhum outro profissional tem a permissão de elaborar dietas e planos alimentares.
Todavia, é comum educadores físicos, médicos e até farmacêuticos receitarem um plano alimentar sem o devido conhecimento.
Nesse sentido, saiba que apenas o nutricionista estudou por completo a relação entre a distribuição de nutrientes e as mudanças que a alimentação consegue promover na saúde e prevenção de doenças.
Logo, não substitua um nutricionista por coaches, personal trainers ou até mesmo celebridades da internet, exija o número do CRN de cada profissional.
3- As necessidades nutricionais são individuais para todos
Não existe uma dieta que pode ser seguida por todo mundo, tampouco um plano alimentar que deve ser referência para tratamento de alguma doença.
Somente uma avaliação personalizada e individualizada consegue de fato, enxergar o que está acontecendo com seu corpo nos mínimos detalhes.
Sendo assim, não caia no jogo de pegar dietas milagrosas na internet e achar que elas vão ser válidas para sua vida.
Além disso, cada pessoa possui um peso, uma altura e gostos distintos, então uma dieta perfeita para todos jamais vai existir.
4- Os medicamentos estão sendo superados pelos alimentos
Pela primeira vez na história, estamos preferindo recorrer a alimentos em vez de utilizar os medicamentos para prevenir doenças e evitar o adoecimento.
A cada dia que passa a indústria farmacêutica concentra-se mais na produção de suplementos e produtos à base de alimentos.
Por sua vez, a indústria de remédios sempre vai ser necessária, porém apenas para tratamento e cura.
Já a prevenção e capacidade de prolongar a vida está mais associada aos alimentos e todas as substâncias naturais.
Nesse sentido, devemos sempre recorrer aos nutricionistas quando o assunto é aconselhamento alimentar, pois todos já possuem a consciência de que a ciência deve prevalecer os achismos e fake news.