Muitas mulheres se sentem desconfortáveis durante a relação sexual, mas não gostam de falar sobre o assunto. Isso porque o tema sexo ainda é considerado um tabu entre o gênero, principalmente para mulheres mais velhas.
Por mais que essa concepção tenha mudado nos últimos anos, ainda é um problema entre elas e isso impacta tanto no bem-estar quanto na saúde das mulheres. Uma das dores mais comuns durante o ato sexual é a dor durante a relação no pé da barriga.
Confira abaixo o que isso pode significar.
Dor durante o ato sexual
Ainda há muita dúvida se a dor durante o ato sexual é normal. E sim, em alguns casos ela pode ser normal, mas depende da intensidade dessa dor. O sexo não pode ser sempre associado ao sentimento de desconforto e dor, se for assim, claramente há algo errado.
Por conta disso, as mulheres devem sempre avaliar as situações nas quais o sexo se torna dolorido, se é devido alguma posição sexual, ao formato do órgão do companheiro, ou se ela ocorre durante a menstruação.
Para fazer uma avaliação exata, é fundamental que a mulher procure um ginecologista.
O que é dispareunia?
A dor ao pé na barriga que as mulheres sentem durante a relação sexual é chamada de dispareunia.
O que causa a dispareunia?
Diversos fatores podem estar associados a essa condição, desde características físicas dos parceiros, quanto biológicas ou emocionais. É comum que essa sensação de dor ocorra devido aos órgãos presentes nessa região do abdômen, como o útero, a bexiga ou o intestino.
As causas da dor em si podem ser desde coisas simples como mudanças no trânsito intestinal, prisão de ventre, má digestão, infecção urinária, ou até mesmo devido ao formato do pênis do parceiro, que pode impactar o assoalho do útero, friccionando, e levando a cólicas na região.
Em alguns casos, essa fricção pode levar até a fissuras na vagina, o que leva ao sangramento e sensação de ardor na região. Em outros casos, essa dor ao pé da barriga durante a relação sexual podem ser um sintoma de doenças graves, como tumores e cistos.
Confira algumas das causas mais comuns:
Vaginismo
Uma das doenças que podem levar a dor durante a relação sexual no pé da barriga é o vaginismo. Essa condição é caracterizada por uma dor durante a penetração, causada pela contração involuntária da vagina. Alguns casos mais graves podem até mesmo impedir que a mulher tenha relações sexuais.
Infecções vulvovaginais
As infecções vulvovaginais também podem causar dor durante a relação no pé da barriga. Estas são condições que podem ser causadas por fungos, bactérias, vírus ou protozoários. Além da dor, destacam-se sintomas como corrimento, coceira, vermelhidão e inchaço.
Endometriose
A endometriose está dentre as condições que mais causam dores nas mulheres, principalmente ao pé da barriga. Essa condição é caracterizada pela presença detecido endometrial fora da cavidade endometrial.
Além da dor intensa na região, a endometriose também causa inchaço abdominal e enjoos.
Cistos e tumores
A presença de cistos e tumores na região abdominal também podem levar a sensação de dor durante a relação sexual no pé da barriga. Isso porque os cistos e tumores levam a distorção anatômica ou compressão de outros órgãos.
Falta de lubrificação
Para que a mulher sinta prazer durante a relação sexual, é muito importante que ela esteja lubrificada. Essa lubrificação acontece mais facilmente quando a mulher se sente relaxada e com desejo sexual. É nesse momento que as preliminares se tornam fundamentais. Com a vagina lubrificada, o pênis pode ser inserido mais facilmente, com menos atrito e proporcionando prazer a mulher. Por conta disso, a mulher muito provavelmente não sentirá dores durante a relação.
Infelizmente, a questão emocional também impacta muito as mulheres durante o ato sexual. Se ela não estiver com desejo de transar, então seu corpo “repelirá” o parceiro ou parceira. É nesse momento que atritos físicos podem ocorrer, levando a dor no pé da barriga por exemplo.
Alergia de preservativos
A dor durante a relação no pé da barriga também pode estar associada à alergia ao preservativo. É comum que essa alergia seja do látex, que é o material mais comum na fabricação de preservativos. Por isso, você pode testar utilizar camisinhas de outros materiais para ver se a dor ainda persiste.
Feridas no colo do útero
Os efeitos de algumas doenças que ocorrem na vagina podem persistir, como é o caso de feridas no colo do útero. Essas feridas podem decorrer de infecções ou alergias e, durante a relação sexual, podem provocar dor no pé da barriga e sangramento.
Como você pode ver, diversos fatores podem estar associados a dor durante a relação no pé da barriga. Por isso, é fundamental que a mulher vá ao médico periodicamente e faça todos os exames de check up necessários. Somente assim é possível realizar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado.