O Exame de Ureia
A análise dos níveis de ureia pode ser feita em dois métodos diferentes divididos, portanto, em dois tipos:
O exame sanguíneo que é utilizado para analisar o metabolismo do fígado e rim e o de urina para análise do funcionamento dos rins[1]Salazar JH. Overview of urea and creatinine. Laboratory Medicine. 2014 Feb 1;45(1):e19-20..
Valor de referência de ureia na urina: 10 a 20 g/ 24h
Origem da Ureia No Organismo.
O metabolismo de proteínas em sua quebra, gera aminoácidos, esses aminoácidos agrupados em rearranjos formam amônia, para os animais de ambiente aquático, a amônia é liberada no meio diretamente sem passar por processos de transformação[2]Shrestha S, Gyawali P, Shrestha R, Poudel B, Sigdel M. Serum urea and creatinine in diabetic and non-diabetic subjects. Journal of Nepal Association for Medical Laboratory Sciences P. 2008;9(1):11-2..
No entanto, em humanos, ocorreu uma mudança evolutiva para adaptação ao ambiente terrestre e como a amônia é altamente tóxica e existe a necessidade de grande quantidade de água para a sua dissolução devido a características físico-químicas como a polaridade das moléculas.
Ela se torna menos danosa sendo convertida pelo fígado em ureia. Após a conversão a ureia cai na corrente sanguínea onde é filtrada pelos glomérulos nos rins, essa substância é, então, excretada através da urina e do suor.
Seguem os valores de referência para exame de sangue de ureia (ureia sérica):
- 20-40 mg/ dL
O que pode levar ao aumento da ureia no sangue (concentração plasmática)?
- Desidratação, a falta de água no organismo terá mais solutos do que solvente, aumentando a concentração de ureia[3]Higgins C. Urea and creatinine concentration, the urea: creatinine ratio. Acute Care Test Hand. 2016 Oct:1-8..
- Ingestão de proteínas, aumentará a quebra de compostos derivados de aminoácidos e formação de amônia.
- Obstrução das vias renais, com as vias obstruídas será mais difícil a chegada de sangue para filtração ou a saída do filtrado para excreção.
- Infarto. O aumento do débito cardíaco também pode ocasionar mudança nas taxas de filtração quando o sangue passa nos néfrons com maior pressão.
O Exame de Creatinina
Geralmente o pedido é feito juntamente ao pedido de exame de ureia para perfil renal.
Origem da creatinina no organismo
A origem da creatina é muscular, a fosfocreatina é responsável por gerar energia para as contrações musculares durante a movimentação, a degradação da fosfocreatina após o seu uso metabólico gera creatinina.
A sua produção é constante e não costuma oscilar em um indivíduo sem intervenções. É utilizada para medir as taxas de filtração dos rins.
Os rins são os órgão responsáveis por filtrar o sangue, eles estão um de cada lado da coluna vertebral na parte lombar, em adultos tem o tamanho de cerca de 10 cm e seu formato assemelha-se a um feijão.
O sangue passa pelos rins pela artéria renal que se divide até formar arteríolas e capilares glomerulares, e o sangue venoso retorna pela veia renal.
Após o sangue ser filtrado nos glomérulos, o excedente de solutos será coletado por estruturas chamadas de papilas renais, indo para o cálice menor e cálice maior da pelve renal e para o ureter, depositando a urina na bexiga para a micção.
Os rins servem além de tirar substâncias do organismo através da urina, também mantêm o equilíbrio eletrolítico e osmótico dos fluidos, modificação de vitaminas e produção de hormônios.
Valores da creatinina
Seus valores em normalidade costumam ser correspondentes ao valor da massa muscular do indivíduo, maiores em homens e menores em mulheres. Esse metabólito de fosfocreatina é jogado no sangue e passa pela filtração glomerular, que ocorre nos rins[4]Uchino S, Bellomo R, Goldsmith D. The meaning of the blood urea nitrogen/creatinine ratio in acute kidney injury. Clinical kidney journal. 2012 Apr 1;5(2):187-91..
A partir disso é possível fazer um exame laboratorial para se calcular a taxa de filtração de creatinina, clearance de creatinina ou depuração de creatinina e também o TFG, taxa de filtração glomerular, utiliza a creatinina, porém, nesse caso, a sérica.
Valor de referência de clearance de creatinina:
- Homens: 75 a 110 ml/min
- Mulheres: 85 a 120 ml/min
Valores de referência creatinina sérica:
- Homem: 0,7- 01,25 mg/dl
- Mulher: 0,6 a 1,10 mg/dl
Valores de referência para TFG:
- + 90 ml/min
Possíveis causas do aumento da creatinina
- Muito exercício físico, nesse caso, o tecido muscular irá necessitar de grande demanda energética ativando a fosfocreatina e sua degradação em creatinina em consequência.
- Falta de água no organismo, a urina estará mais concentrada e com mais soluto não dissolvidos.
- Muita ingestão de proteínas (carne), ingerir grande quantidade de carne irá produzir a creatinina como consequência da digestão dos componentes do tecido muscular que constitui a carne.
- Pressão alta, uma pressão muito forte nos vasos sanguíneos pode alterar ao filtrado quando passa nas unidades de filtragem dos rins, os néfrons.
- Pré-eclampsia, excesso de pressão durante a gestação.
- Infecção renal. A infecção irá impedir o bom funcionamento dos rins e sua filtragem regular do sangue.
- Diabetes não controlada, pode acarretar em uma sobrecarga na filtração glomerular e o aumento dos valores do exame de creatinina.
As técnicas utilizadas para o exame consistem em reações químicas de hidrolização da creatinina através de enzimas específicas, o produto final tem valor de absorbância conhecido sendo possível sua quantificação com o espectofotômetro.
Dessa maneira, com a ajuda desses exames laboratoriais o médico pode dar um diagnóstico e um tratamento correto para o paciente, indicando uma equipe multidisciplinar para tratar as causas ados aumentos, se com a ajuda de um nutricionista, educador físico, nefrologista e etc.
Referências Bibliográficas
↑1 | Salazar JH. Overview of urea and creatinine. Laboratory Medicine. 2014 Feb 1;45(1):e19-20. |
---|---|
↑2 | Shrestha S, Gyawali P, Shrestha R, Poudel B, Sigdel M. Serum urea and creatinine in diabetic and non-diabetic subjects. Journal of Nepal Association for Medical Laboratory Sciences P. 2008;9(1):11-2. |
↑3 | Higgins C. Urea and creatinine concentration, the urea: creatinine ratio. Acute Care Test Hand. 2016 Oct:1-8. |
↑4 | Uchino S, Bellomo R, Goldsmith D. The meaning of the blood urea nitrogen/creatinine ratio in acute kidney injury. Clinical kidney journal. 2012 Apr 1;5(2):187-91. |