Tanto o tramadol quanto a codeína são analgésicos opioides prescritos e parecem ser igualmente eficazes em termos de alívio da dor.
Uma das diferenças mais significativas é que a codeína é um analgésico opióide derivado natural, enquanto o tramadol é uma substância sintetizada.
Tramadol e codeína – semelhanças
O tramadol é usado no tratamento da dor moderada a moderadamente intensa.
Os comprimidos de liberação prolongada são usados para dor crônica moderada a moderadamente grave em adultos que necessitam de tratamento contínuo por um longo período.
A codeína é usada para o alívio da dor leve a moderadamente intensa e para suprimir a tosse.
Tramadol e codeína são prescritos para tratar a dor moderada. Além do alívio da dor, a codeína também é usada como supressor da tosse. Ambos os medicamentos podem ser combinados com outros ingredientes, como o paracetamol.
O tramadol e a codeína são considerados mais fracos do que outras drogas dessa classe, como a morfina.
Como o Tramadol e a Codeína funcionam?
Os opiáceos funcionam porque o sistema nervoso central tem três receptores opioides principais nas células nervosas que, quando acoplados aos opioides naturais que seu corpo produz, governam a sensação de dor, recompensa, aspectos da função gastrointestinal, aspectos da função respiratória e aspectos da função urogenital.
Esses receptores são nomeados após letras gregas: receptores Mu, receptores Delta e receptores Kappa.
Eles se ligam na membrana das células nervosas e se ativam quando um opioide – ocorrendo naturalmente no corpo ou introduzido na forma de uma droga – se encaixa na molécula como uma chave em uma fechadura.
Posso tomar tramadol e codeína juntos?
Como a codeína e o tramadol são opioides, não é recomendado tomar esses dois medicamentos juntos.
Isso pode ampliar os efeitos colaterais e o risco de overdose.
Efeitos colaterais do tramadol e da codeína
Os efeitos colaterais de ambos os medicamentos podem incluir:
- Potencial para o vício
- Tontura
- Confusão
- Sedação
- Sonolência
- Mal-estar / náusea / vômitos
- Constipação
Embora esses dois medicamentos sejam mais fracos do que outros opioides, o tramadol e a codeína ainda tem um potencial pequeno de tolerância e dependência, s e podem causar sintomas graves de abstinência se forem interrompidos subitamente.
Tanto a codeína quanto o tramadol podem afetar a sensação de dor, o sistema de recompensa do cérebro, o sistema gastrointestinal e a função respiratória por causa de seu mecanismo de ação central (ocupam os receptores mu-opioides do cérebro).
O tramadol ou a codeína podem deixar você com sono?
Sim, sonolência e tontura são efeitos colaterais comuns do tramadol ou da codeína.
Os efeitos colaterais tendem a piorar ao aumentar a dose, quando mais tramadol é tomado do que o prescrito, em adultos mais velhos ou em pessoas que nunca tomaram medicamentos opioides antes.
Ao iniciar o tramadol, você deve evitar dirigir um carro ou operar máquinas pesadas até avaliar se o tramadol deu efeitos adversos.
O tramadol ou codeína são medicamentos controlados?
Sim, no Brasil, os medicamentos podem ser apenas prescritos por médicos. Procure um médico especialista. Estes medicamentos não podem ser vendidos sem a retenção da receita.
A receita do tramadol ou codeína é de Controle Especial.
O que evitar ao tomar tramadol ou codeína
Não se deve tomar o tramadol ou codeína com álcool. Ou seja, evite bebidas alcóolicas se o médico prescrever um destes medicamentos.
Evite também o uso concomitante de outros medicamentos sedativos ou tranquilizantes, pois podem potencialmente aumentar os efeitos adversos.
É importante ficar de olho no potencial de depressão respiratória, que pode fazer você parar de respirar se tomar muita codeína ou tramadol, ou misturar qualquer um deles com a medicação errada. Este efeito adverso é raro.