Quando perguntados se estão mantendo uma dieta saudável, muitas pessoas são rápidas em dizer que acham que estão comendo muito bem. No entanto, um novo estudo indica que elas podem não ser tão precisas quanto pensam que são.
O objetivo da equipe de pesquisa era saber se a simples pergunta “como vai a sua dieta?” poderia ser usada como uma ferramenta de triagem para estudos de nutrição, ao invés dos questionários mais detalhados que geralmente são usados.
Para realizar seu estudo, eles usaram dados do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES). NHANES é uma pesquisa nacionalmente representativa de adultos americanos que é feita a cada dois anos. As pessoas que participaram da pesquisa tinham de preencher questionários de recordatório alimentar de 24 horas, bem como avaliar a qualidade geral de sua dieta.
Eles foram solicitados a classificá-lo como ruim, regular, bom, muito bom ou excelente. As informações fornecidas foram usadas para classificar a qualidade da dieta das pessoas.
O que os pesquisadores descobriram depois de examinar os dados foi que as pontuações calculadas pelos pesquisadores com base na ingestão de alimentos relatada pelas pessoas eram significativamente diferentes de como as pessoas avaliavam sua qualidade alimentar.
Apenas de 1 a 18 por cento das pessoas nas quatro categorias acertaram na forma como percebiam sua ingestão nutricional. De 9.700 pessoas, cerca de 85% delas (cerca de 8.000 pessoas) erraram. Além disso, daquelas pessoas que avaliaram incorretamente o quão boa era sua dieta, quase 99% delas sentiram que sua dieta era melhor do que realmente era.
De acordo com a autora do estudo, Jessica L. Thomson, PhD , epidemiologista de pesquisa do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA, a maioria das pessoas entrevistadas teve dificuldade em avaliar a qualidade de sua dieta. Aqueles que foram capazes de avaliar com mais precisão a qualidade de sua dieta foram aqueles que a perceberam como menos saudável. Nesses casos, quase sempre acertaram.
A Dra.Thomson e sua equipe apresentaram as descobertas da pesquisa no Nutrition 2022 Live Online , que aconteceu entre os dias 14 e 16 de junho, na reunião anual da Sociedade Americana de Nutrição.
“Com base em nossas descobertas, recomendamos que continuem os esforços para educar os adultos nos Estados Unidos sobre os componentes de uma dieta saudável”, disse Thomson.