Um médico na Califórnia que anunciou hidroxicloroquina online, e que dizia a um agente do FBI que a substância era uma “bala mágica” contra a covid-19, foi condenado a 30 dias de prisão e um ano de confinamento domiciliar. Jennings Ryan Staley, de San Diego, ofereceu hidroxicloroquina on-line em “kits de tratamento de covid-19” que também continham azitromicina, gotejamento intravenoso e medicamentos ansiolíticos.
O Staley’s Skinny Beach Med Spa, sua loja online, normalmente oferecia o que descreveu como “inovações de beleza de classe mundial a preços acessíveis”, incluindo Botox, transferência de gordura, depilação e remoção de tatuagens. Mas em março de 2020, quando a pandemia começou a levar a óbitos nos EUA, ele se moveu para capitalizar em cima do aumento da demanda por hidroxicloroquina. Isso aconteceu alguns dias depois que o presidente Donald Trump chamou a droga de “virada de jogo” no combate à crise sanitária.
Os kits de tratamento que ele anunciou on-line vieram com uma “experiência médica” de 30 dias, incluindo a promessa de acesso a oxigênio hiperbárico médico, mediante o pagamento de uma taxa adicional.
Uma semana depois de iniciar seu novo serviço, Staley recebeu um e-mail de um agente disfarçado do FBI se passando por cliente. O agente ligou para Staley e comprou seis kits para sua família, custando US$ 4.000.
Em uma conversa gravada, Staley chamou a hidroxicloroquina de “bala mágica” e uma “cura incrível” que geraria imunidade à covid por pelo menos seis semanas. “É preventivo e curativo”, disse Staley ao agente. Ele chegou a dizer que o vírus “literalmente desaparecia em horas” depois que uma pessoa tomasse a substância.
Questionado se era garantido que funcionasse, ele disse que sim, mas depois tergiversou dizendo que “sempre há exceções” e “não há garantias na vida”.
Stanley ainda disse ao agente que “obteve o último tanque de hidroxicloroquina contrabandeado da China” e que “enganou a alfândega” rotulando o barril como “extrato de inhame”. Ele tinha hidroxicloroquina o suficiente para fazer 8.000 doses em cápsulas.
Em nenhum momento o médico fez perguntas sobre a saúde do cliente ou de sua família. Dias depois ele foi visitado por agentes do FBI que lhe perguntaram se ele havia prometido aos clientes que seu kit oferecia uma “cura 100% eficaz”. Ele negou ter feito tal afirmação, acrescentando que “isso seria tolice”.
Por essas alegações, Staley admitiu obstruir o curso da justiça mentindo para agentes federais. Ele também se declarou culpado de uma acusação de importação contrária à lei, por trazer hidroxicloroquina falsamente rotulada da China.
Staley também admitiu procurar obter hidroxicloroquina nos EUA, fingindo ser seu próprio funcionário para preencher uma receita que ele havia escrito. Como parte de seu acordo de confissão, ele reconheceu que suas alegações clínicas eram mentiras inventadas para ganho financeiro.
Em vários estudos médicos ficou comprovada a ineficácia da hidroxicloroquina contra a covid-19. O Dr. Stanley é que levou algum tempo para se dar conta disso. “Hoje, ele admitiu que suas promessas eram todas mentiras como parte de uma farsa para ganhar dinheiro rápido.”, afirmou a agente especial do FBI Suzanne Turner.