Fatos importantes
- A amnésia dissociativa é um tipo de distúrbio dissociativo.
- Pessoas com amnésia dissociativa apresentam lacunas em sua memória.
- A causa da amnésia dissociativa é desconhecida, mas pode ser desencadeada por um evento traumático.
- Os sintomas de amnésia dissociativa incluem perda de memória e confusão.
- A amnésia dissociativa pode ser tratada com psicoterapia, medicamentos e mudanças no estilo de vida.
Introdução
Você não consegue se lembrar de detalhes sobre si mesmo ou sobre as pessoas e eventos em sua vida, especialmente de um período traumático. Raramente, a amnésia dissociativa pode envolver uma perda completa de memória sobre si mesmo. Pode ser desencadeado por eventos específicos em um período de tempo específico, como um combate intenso, ou pode envolver uma perda total de memória sobre si mesmo.
A amnésia dissociativa ocorre quando uma pessoa bloqueia certas informações, geralmente em resposta a um evento estressante ou traumático, deixando-a incapaz de recordar detalhes pessoais vitais. Esse distúrbio é caracterizado por um grau de perda de memória que excede o esquecimento normal e inclui lapsos de memória por longos períodos de tempo ou memórias envolvendo o evento traumático.
A amnésia dissociativa difere da amnésia simples, caracterizada pela perda de informações da memória e geralmente causada por doença ou lesão cerebral. Com amnésia dissociativa, as memórias existem, mas estão profundamente enterradas na mente e não podem ser recuperadas. No entanto, as memórias podem ressurgir por conta própria ou em resposta a algo no ambiente do indivíduo. Os profissionais discordam sobre quando as memórias “enterradas” nem sempre podem ser precisas, e alguns alertam contra os perigos de “recuperar” falsas memórias traumáticas.
O tratamento para amnésia dissociativa geralmente envolve psicoterapia e outras terapias de suporte. O objetivo do tratamento é ajudar a pessoa a se reconectar com suas memórias, identidade e senso de identidade. Em alguns casos, a medicação pode ser prescrita para ajudar a controlar os sintomas de ansiedade e depressão. Com o tratamento, muitas pessoas conseguem recuperar suas memórias e seguir em frente com suas vidas.
Sintomas
- Perda de memória: Dificuldade em lembrar eventos passados ou informações pessoais.
- Confusão: Dificuldade em entender o mundo ao seu redor.
- Despersonalização: sensação de distanciamento do próprio corpo ou processos mentais.
- Desrealização: Sentir-se separado do ambiente.
- Confusão de identidade: Dificuldade em reconhecer a si mesmo ou dificuldade em se identificar com experiências e memórias passadas.
- Lapsos de Consciência: Períodos de tempo em que a pessoa pode não ter consciência do que está acontecendo ao seu redor.
- Mudanças de humor: reações emocionais incomuns ou falta de emoção diante de uma situação.
- Mudanças de comportamento: Comportamentos incomuns ou fora do comum.
Sintoma | Descrição |
---|---|
Perda de memória | Incapacidade de recordar experiências ou memórias passadas. |
Despersonalização | Sentir-se separado de si mesmo, corpo ou ambiente. |
Desrealização | A sensação de que o ambiente é desconhecido ou irreal. |
Confusão de identidade | Confusão sobre a própria identidade, incluindo nome, gênero e ocupação. |
Alteração de Identidade | Assumir a identidade de outra pessoa, mesmo sabendo que não é real. |
Tipos de amnésia dissociativa
Existem alguns tipos diferentes de amnésia dissociativa:
- Localizado. É aqui que você não consegue se lembrar de eventos de um período específico.
- Generalizado. Esta é uma perda completa de memória, incluindo coisas como identidade e história de vida. É muito raro.
- Fuga. Na fuga dissociativa, você esquece a maioria ou todas as suas informações pessoais e pode vagar ou viajar para lugares que normalmente não iria. Em casos mais duradouros, você pode até assumir uma identidade totalmente nova.
Causas comuns de amnésia dissociativa
Traumas testemunhados ou experimentados, abuso, acidentes ou estresse extremo, como de guerra ou desastre natural, podem causar amnésia dissociativa. Indivíduos com transtornos dissociativos geralmente têm familiares com a mesma condição, sugerindo uma possível ligação genética.
Embora os sintomas possam ser semelhantes, amnésia dissociativa e amnésia causada por doença ou dano cerebral não são a mesma coisa.
Outros fatores incluem:
- Estresse: o estresse psicológico prolongado é uma das causas mais comuns de amnésia dissociativa.
- Trauma: eventos traumáticos como abuso físico ou sexual, guerra ou um acidente grave podem desencadear amnésia dissociativa.
- Depressão: depressão grave, especialmente em combinação com outros problemas de saúde mental, pode levar à amnésia dissociativa.
- Abuso de substâncias: o uso prolongado de álcool, drogas ou medicamentos pode levar à amnésia dissociativa.
- Lesão cerebral: traumatismo craniano grave ou acidente vascular cerebral pode resultar em amnésia dissociativa.
- Transtornos psicológicos: amnésia dissociativa pode ser um sintoma de distúrbios psicológicos, como esquizofrenia ou transtorno bipolar.
- Choque repentino: choque repentino ou inesperado, como a morte de um ente querido, pode causar amnésia dissociativa.
- Transtorno dissociativo de identidade: amnésia dissociativa pode ser um sintoma de transtorno dissociativo de identidade (anteriormente conhecido como transtorno de personalidade múltipla)
Diagnóstico
A amnésia dissociativa é um distúrbio caracterizado pela incapacidade de recordar informações pessoais importantes que não podem ser explicadas pelo esquecimento normal. O diagnóstico desse distúrbio é feito quando uma pessoa experimenta uma súbita incapacidade de lembrar informações pessoais importantes que não podem ser explicadas pelo esquecimento normal.
O diagnóstico é feito quando uma pessoa experimenta uma súbita incapacidade de lembrar informações pessoais importantes, como seu nome, onde mora e eventos que aconteceram no passado. O diagnóstico é baseado em uma história detalhada e exame físico, bem como avaliação psicológica e testes laboratoriais (para exclusão de outras patologias).
Para fazer um diagnóstico, o médico provavelmente fará perguntas sobre o histórico médico da pessoa e os sintomas atuais. Eles também podem fazer perguntas sobre o funcionamento psicológico e social da pessoa. Se necessário, eles podem realizar um exame de saúde física e mental, bem como exames laboratoriais para descartar outras possíveis causas dos sintomas. É importante observar que a amnésia dissociativa pode ser diagnosticada como resultado da exclusão de outras possíveis causas dos sintomas.
Nome do Exame | Descrição do Exame |
---|---|
Avaliação psicológica | Inclui entrevistas, testes psicológicos e outros métodos para avaliar a saúde mental. |
Avaliação neuropsicológica | Inclui testes de memória, linguagem, resolução de problemas e funcionamento executivo. |
Anamnese clínica estruturada para transtornos dissociativos do DSM-IV | Uma anamnese semiestruturada para avaliar a presença de amnésia dissociativa. |
Estudos de neuroimagem | Ressonância Magnética, Ressonância Magnética Funcional (em pesquisa) e outras técnicas de imagem para avaliar alterações nas estruturas cerebrais. |
Diagnóstico Diferencial de Amnésia Dissociativa
- Trauma psicológico A amnésia dissociativa pode ser desencadeada por um evento traumático, como abuso físico ou sexual, guerra ou desastre natural.
- Estresse Estresse ou ansiedade extremos podem levar à amnésia dissociativa.
- Depressão: Depressão grave pode resultar em alterações na memória.
- Abuso de drogas: O uso de certas drogas, como álcool resulta a médio prazo em alterações no humor no sistema nervoso central.
- Fatores biológicos Certas patologias podem predispor dissociação, incluindo tumores cerebrais, epilepsia e lesões na cabeça.
- Fatores genéticos Uma história familiar de distúrbios dissociativos pode aumentar o risco de desenvolver amnésia.
- Fatores culturais Algumas culturas aceitam melhor a amnésia dissociativa do que outras.
- Fatores de personalidade Certos traços de personalidade, como baixa autoestima, podem tornar uma pessoa mais propensa à amnésia dissociativa.
O que distingue a amnésia dissociativa da fuga dissociativa?
Fuga de dissociação é um subtipo de amnésia de dissociação. Em ambos os tipos de dissociação, um indivíduo pode perder a consciência de sua identidade, história pessoal ou outros detalhes autobiográficos.
Frequentemente, uma pessoa em estado de fuga está engajada em algum tipo de viagem imprevista; ele pode se ver sentado em um trem sem saber como chegou lá. Além disso, uma fuga dissociativa pode durar mais do que um episódio de amnésia dissociativa.
Possibilidades iniciais de tratamento para amnésia dissociativa
O principal objetivo do tratamento para Amnésia Dissociativa é ajudar o indivíduo a obter informações sobre as causas de sua amnésia, bem como ajudá-lo a desenvolver novas estratégias de enfrentamento para gerenciar seus sintomas. O tratamento para amnésia dissociativa pode incluir psicoterapia, medicamentos e/ou outros tratamentos alternativos.
A psicoterapia é o tratamento primário para a Amnésia Dissociativa. Isso pode ser feito em configurações individuais ou em grupo, dependendo das necessidades individuais. O objetivo da psicoterapia é ajudar o indivíduo a entender as causas de sua amnésia e desenvolver novas estratégias de enfrentamento. Isso pode incluir terapia cognitivo-comportamental, hipnoterapia ou terapia psicodinâmica.
A medicação pode ser prescrita por um médico para ajudar a controlar os sintomas associados à Amnésia Dissociativa. Estes podem incluir medicamentos antidepressivos ou anti-ansiedade. Em alguns casos, medicamentos antipsicóticos podem ser prescritos para ajudar a controlar sintomas como alucinações ou delírios.
Medicamentos para tratamento de amnésia dissociativa
Não existem medicamentos específicos para esta amnésia. No entanto, condições concomitantes podem precisar ser abordadas.
Um médico psiquiatra pode precisar prescrever antidepressivos para humor ou medicamentos ansiolíticos para ansiedade.
Possibilidades incluem:
- Antidepressivos Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) são prescritos para tratar a depressão e a ansiedade associadas à amnésia dissociativa.
- Benzodiazepínicos O uso a curto prazo de benzodiazepínicos pode ser recomendado para reduzir a ansiedade e ajudar a controlar episódios graves e agudos de amnésia dissociativa.
- Antipsicóticos Medicamentos antipsicóticos são usados para tratar sintomas graves de saúde mental e podem ser prescritos para pessoas com amnésia dissociativa crônica.
- Estabilizadores de humor Estabilizadores de humor, como lítio e ácido valpróico, podem ser usados para reduzir a gravidade dos episódios dissociativos.
- Neurolépticos Neurolépticos, ou antipsicóticos, podem ser usados para reduzir a gravidade dos episódios dissociativos.
- Anticonvulsivantes Anticonvulsivantes podem ser usados para ajudar a controlar convulsões que ocorrem como resultado de amnésia dissociativa.
Antidepressivos usados
Opções incluem:
Medicamento antidepressivo | Dosagem para Depressão | Efeitos colaterais |
---|---|---|
Fluoxetina (Prozac) | 20-80 mg/dia | Náusea, Insônia, Ansiedade, Disfunção Sexual |
Sertralina (Zoloft) | 25-200 mg/dia | Náusea, Diarréia, Disfunção Sexual, Dor de Cabeça |
Paroxetina (Paxil) | 10-50 mg/dia | Náusea, sonolência, ganho de peso, disfunção sexual |
Citalopram (Cipramil) | 10-60 mg/dia | Náusea, Insônia, Disfunção Sexual, Tremores |
Amitriptilina (Amytril) | 25-150 mg/dia | Sonolência, ganho de peso, visão turva, boca seca |
Bupropriona (Wellbutrin) | 75-300 mg/dia | Insônia, Nervosismo, Dor de Cabeça, Náusea |
Venlafaxina (Effexor) | 37,5-225 mg/dia | Tontura, Náusea, Sudorese, Ansiedade |
Trazodona (Donaren) | 150-600 mg/dia | Sonolência, Náusea, Visão Turva, Dor de Cabeça |
Nortriptilina (Pamelor) | 25-150 mg/dia | Sonolência, ganho de peso, constipação, boca seca |
Duloxetina (Cymbalta) | 20-60 mg/dia | Náusea, sonolência, dor de cabeça, constipação |
Benzodiazepínicos
Possibilidades iniciais incluem:
Medicamento | Dosagem para Depressão | Efeitos colaterais |
---|---|---|
Alprazolam | 0,25 a 0,5 mg três vezes ao dia | Sonolência, comprometimento cognitivo, aumento da salivação, agitação, tontura, dor de cabeça e ataxia |
Clonazepam | 0,25 a 1 mg duas a três vezes ao dia | Problemas gastrointestinais, fadiga, comprometimento cognitivo, tontura e ataxia |
Diazepam | 2 a 10 mg por via oral três vezes ao dia | Náusea, sedação, dor de cabeça, ataxia e disfunção cognitiva |
Lorazepam | 2 mg por via oral duas a três vezes ao dia | Agitação, tontura, dor de cabeça, sedação e ataxia |
Prevenção
A amnésia dissociativa geralmente é uma reação a um evento traumático, portanto, entender o que desencadeia esses episódios e como lidar com eles pode ajudar a prevenir ocorrências futuras. Procurar ajuda profissional pode ajudar o indivíduo a entender a causa subjacente da amnésia e como lidar com o trauma. O desenvolvimento de estratégias de enfrentamento saudáveis e a participação em atividades que reduzem o estresse e promovem o relaxamento também podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver amnésia dissociativa. Além disso, evitar o abuso de álcool e drogas pode ajudar a minimizar o risco de desenvolver amnésia dissociativa.
Criar um forte sistema de apoio de amigos e familiares pode fornecer um ambiente seguro para um indivíduo processar e discutir seus eventos traumáticos. Também pode ajudar a distrair de pensamentos intrusivos e reduzir as chances de desenvolver amnésia dissociativa. Além disso, a identificação de possíveis gatilhos de amnésia dissociativa e o envolvimento em atividades que reduzem o estresse podem ajudar a prevenir episódios futuros.
Qual é o prognóstico da amnésia dissociativa?
O prognóstico da amnésia dissociativa depende de muitos fatores, incluindo a causa subjacente da doença, a gravidade dos sintomas e a vontade do indivíduo de procurar tratamento. Sem tratamento, a amnésia dissociativa pode ser uma condição crônica e vitalícia. A perspectiva para indivíduos com amnésia dissociativa geralmente é boa com tratamento adequado.
O tratamento para amnésia dissociativa inclui psicoterapia e medicação. Na psicoterapia, o indivíduo trabalha com um profissional de saúde mental para identificar e trabalhar as causas subjacentes dos problemas de memória. Com a medicação, o indivíduo recebe medicamentos para ajudar a controlar sintomas como ansiedade e depressão.
Com tratamento adequado, os indivíduos com amnésia dissociativa podem se recuperar totalmente. Eles podem até ser capazes de se lembrar de eventos que antes foram esquecidos. Além disso, com cuidados e apoio contínuos, os indivíduos podem aprender a gerenciar quaisquer sintomas residuais e levar uma vida plena.