Apelos Emocionais de Manchetes de Dietas
Manchetes como “Perca 5 kg em 7 dias” ou “Perca peso e mude do manequim 40 para o 36 em duas semanas” com certeza te atraem, não é?
Essas manchetes apelam para o emocional das pessoas, oferecendo um resultado rápido para um problema que aflige as pessoas.
Muitas vezes são acompanhadas de, principalmente, mulheres magras, esbeltas, que não alcançaram aquele corpo com a dieta ou substância/fórmula oferecida, nem alcançaram o corpo em questão do dia pra noite. E vendem bastante.
Mas, e a verdade por trás disso?
Perder Peso x Emagrecer
Dietas muito restritivas podem até trazer resultados imediatos em relação à perda de peso, mas este acaba não sendo mantido. Perder peso é diferente de emagrecer, em termos teóricos.
Perdemos peso por diversas questões, dentre elas o emagrecimento. Emagrecer é redução de gordura corporal. Perder água, por exemplo, é apenas perder peso, facilmente recuperável.
Nosso corpo é formado de água, músculos, gordura, ossos. Isso tudo pesa na balança, aumentando sua massa corporal.
Ao perder peso você pode apenas desidratar, ou seja, perder água, e, consequentemente, músculos. Emagrecer é perder peso focado na gordura, que é muito mais fácil de manter e traz resultados mais duradouros e benéficos para sua saúde.
Então, a verdade é que você pode até caber naquele short que você queria ou sair bem nas fotos de um determinado evento, depois de seguir uma dieta restritiva ou tomando por algumas semanas aquelas cápsulas milagrosas, mas poucos dias depois tudo volta ao normal, ou pior: a tendência é que o reganho de peso seja maior que a perda, causando extrema frustração.
Sabe o que os estudos científicos mostram? Que uma perda de 0,5 a 1,5Kg por semana é perfeitamente saudável. Mais do que isso, é possível que você esteja perdendo bem mais massa muscular (ou massa magra), junto com água, e esse não é o objetivo para a saúde de ninguém.
Agora, claro, é interessante reforçar: se você tem mais peso, maior percentual de gordura e maior flacidez, a tendência é que você acabe perdendo mais do que isso no início, pois você tem mais gordura a mobilizar e no início essa perda é bem mais acelerada.
Nesse contexto, é perfeitamente normal que uma pessoa perca cerca de 8 quilos em um mês, ou até mais. A tendência é que depois seu corpo se adapta e vai encontrando o que equilíbrio.
Você também pode ter uma alta retenção de liquido, então ao mudar hábitos, a perda dessa retenção também é bem acentuada.
Na balança vai diminuir, mas não necessariamente isso será emagrecimento.
Efeito Bariátrica: Uma Promessa Falha
Um termo que tem frequentemente chamado atenção em redes sociais é o “efeito bariátrica”, associado a um produto emagrecedor com a promessa de substituir os efeitos que uma cirurgia bariátrica proporcionaria sem os efeitos colaterais de uma cirurgia.
Muitas vezes essas propagandas são associadas a imagens e vídeos de pessoas que também não emagreceram consumindo aquele produto.
Há relatos de pessoas que fizeram cirurgia bariátrica e recebem propostas para prestar depoimento afirmando ter perdido peso com um produto, em troca de pagamento em dinheiro.
Uma tática completamente reprovável eticamente, mas que acontece livremente nas redes sociais, e que atraem muitos seguidores.
Suplementos e Produtos Emagrecedores
É importante saber aqui que nenhum suplemento ou produto emagrecedor tem o poder de causar um “efeito bariátrica”. Todos os produtos liberados pela Anvisa para comercialização são extraídos de fontes naturais, como spirulina, chá verde, quitosana, psyllium e extrato de laranja moro.
Estudos relacionando o efeito dessas substâncias no emagrecimento ainda são controversos e, apesar de até poder ter algum benefício no emagrecimento, esse efeito será modesto, dependendo de alimentação balanceada e atividade física para fazer efeito.
Nunca um produto natural terá o poder de fazer alguém emagrecer 40 quilos do dia pra noite, como mostrado nas propagandas.
Existem, a despeito disso, medicamentos que têm alto poder de modulação do apetite ou da digestão de gorduras, mas são medicamentos, que só podem ser prescritos por médicos e adquiridos em farmácia com prescrição médica.
Se o produto que estão ofertando não tiver registro da Anvisa, desconfie que ali naquela composição não há apenas substâncias naturais, que podem ser extremamente nocivas à saúde, sem informações de quais seriam seus efeitos colaterais.
Reeducação Alimentar: Uma Solução Saudável para Emagrecer
Outro ponto importante é que a restrição indicada nessas dietas milagrosas acaba levando à compulsão alimentar, causando um efeito bem mais negativo do que o excesso de peso em si.
O correto é se reeducar e emagrecer comendo de tudo, sem sufoco, e a longo prazo.
E sem dietas malucas ou produtos milagrosos que podem prejudicar a sua saúde!