O pão de queijo é um quitute apreciado por todos os brasileiros e com um sabor único, que o faz ser um dos alimentos mais consumidos no Brasil.
Seja no café ou no lanche da tarde, é difícil encontrar alguém que não goste deste alimento, que é composto por polvilho azedo e muito queijo.
Nesse sentido, o polvilho azedo é composto exclusivamente por carboidrato simples, enquanto o queijo, apesar de ser uma fonte protéica, traz consigo muitas gramas de gordura.
Sendo assim, uma das principais dúvidas é se o pão de queijo engorda.
Por isso, veja a resposta dessa pergunta neste artigo.
Analisando os ingredientes do pão de queijo
Embora seja assado, a maior parte das receitas caseiras de pão de queijo leva óleo no preparo, ou seja, um alimento rico em gorduras.
No entanto, o queijo parmesão é o queijo mais usado nas receitas de pão de queijo, e este tipo de queijo é rico em sódio e gorduras.
Por último, o polvilho azedo não concentra nenhum outro nutriente, a não ser carboidratos. Dessa forma, a proteína é o nutriente menos presente neste alimento.
Sem falar do pão de queijo congelado, que contém além de muito mais gordura, outras químicas para deixá-lo mais saboroso e manter o prazo de validade estendido.
Vilão ou mocinho da alimentação?
Se formos pensar somente nos nutrientes que compõem o pão de queijo, certamente ele tem a característica de vilão.
Entretanto, é inegável que o pão de queijo é um clássico da culinária brasileira, além de ser muito saboroso.
Por este motivo, o pão de queijo não deve ser excluído da nossa alimentação, já que ele faz parte da cultura alimentar.
Porém, não é uma boa alternativa comer pão de queijo todos os dias sem controle, já que os pilares da alimentação saudável são a variedade, equilíbrio e a diversidade de alimentos.
Sendo assim, basta consumir pão de queijo em ocasiões especiais, ou seja, uma vez na semana, optando pelo pão de queijo feito em casa, além de controlar a quantidade ingerida.
Dessa forma, vamos manter a saúde sem precisar excluir do dia a dia um dos alimentos preferidos dos brasileiros.
Calorias e nutrientes do pão de queijo
Em 100 gramas de pão de queijo, que correspondem aproximadamente a 2 unidades pequenas contém:
- 363 calorias;
- 0,6 gramas de fibras;
- 24,6 gramas de gorduras;
- 34,2 gramas de carboidratos;
- 10 gramas de proteínas;
- 67,7 mg de colesterol;
- 773 mg de sódio;
- 8,2 mg de magnésio;
- 0,6 mg de zinco.
FONTE: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.
Como pode-se ver, as gorduras e carboidratos são os nutrientes que mais aparecem no pão de queijo.
Por essa razão, pessoas diabéticas e que possuem problemas cardíacos ou com colesterol devem evitar comer pão de queijo com frequência.
Além disso, o pão de queijo não é uma boa opção para aqueles que precisam emagrecer, já que o valor calórico é muito alto.
Portanto, apesar de ser um alimento saboroso, o pão de queijo não é muito saudável, por este motivo devemos consumi-lo com moderação.
Pão de queijo engorda mais que pão francês?
Sim, o pão de queijo geralmente tem mais calorias do que o pão francês. Um pão de queijo médio tem cerca de 160 calorias, enquanto um pão francês médio tem cerca de 70 calorias. Além disso, o pão de queijo contém gordura e tem um teor de sódio mais alto do que o pão francês.
Pão de queijo é saudável?
Não exatamente. O pão de queijo é rico em gordura e carboidratos, o que pode levar ao ganho de peso se consumido em excesso.
Além disso, o pão de queijo contém um alto teor de sódio e poucos nutrientes. No entanto, se consumido com moderação, o pão de queijo pode ser uma parte saudável da sua dieta.
Quantos pão de queijo posso comer por dia?
É recomendado que você coma no máximo 2 pães de queijo por dia. Isso porque o pão de queijo é uma fonte calórica e contém gordura, o que pode contribuir para o aumento de peso. Além disso, o pão de queijo é rico em carboidratos, o que também pode levar ao ganho de peso.