Diversos fatores que estão no nosso ambiente são responsáveis por nos causar doenças. No caso de doenças do sistema respiratório, os principais agentes são o cigarro e a poluição. Existem tantas doenças diferentes que, quando somos diagnosticados, às vezes nem conseguimos entender o que significa.
Uma doença pouco conhecida é a broncopatia inflamatória. O termo broncopatia faz referência a qualquer natureza na alteração dos brônquios, seja ela causada por qualquer motivo.
Os problemas bronquiais podem ser apresentados em qualquer idade, mas costumam acometer mais os bebês, e idosos. Confira abaixo o que é a broncopatia inflamatória.
O sistema respiratório
O pulmão é um órgão, semelhante a uma bexiga, com consistência esponjosa, e que fica alojado na caixa torácica. Os seres humanos possuem dois pulmões, divididos em segmentos chamados de lobos. Enquanto o pulmão esquerdo tem dois lobos o direito tem apenas três.
Estes órgãos são recobertos por uma membrana protetora chamada pleura e apresentam inúmeros brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares.
A função dos bronquíolos é transportar o ar que chega pela traqueia até os alvéolos. Já os alvéolos formam o tecido pulmonar e são pequenas bolsas compostas por uma membrana muito fina recoberta por vasos sanguíneos.
São estes vasos que captam o oxigênio recebido pelos pulmões e os transportam para os outros órgãos do corpo.
Portanto, a principal função dos pulmões é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono para fora do corpo humano.
Mas voltando aos brônquios, estes são estruturas que permitem a passagem de ar entre a traqueia e os pulmões. Como eles estão expostos a diversas substâncias e microrganismos do ambiente que entram em nosso organismo pela narina, estão sujeitos a inflamações e infecções.
Doenças pulmonares são aquelas que afetam qualquer um dos órgãos do sistema respiratório, como o diafragma, os pulmões, a tranqueia, a laringe, faringe e os brônquios.
A principal consequência de doenças nessa região é a obstrução das vias aéreas, que dificultam a passagem de ar e comprometem a respiração.
Embora algumas das doenças pulmonares sejam de fácil tratamento, outras podem se tornar crônicas, e necessitam de um acompanhamento especializado por mais tempo, às vezes, pela vida toda.
O que é uma Broncopatia inflamatória?
A broncopatia inflamatória nada mais é do que uma inflamação nos brônquios.
Um tipo de broncopatia é a bronquite, que pode ser classificada como aguda ou crônica. A bronquite é geralmente causada por um microorganismo chamado de Mycoplasma pneumoniae.
Em crianças com menos de dois anos, as infecções costumam afetar os brônquios menores, também chamados de bronquíolos, e levam ao quadro de bronquiolite.
Crianças que sofrem desta doença apresentam alto risco de serem asmáticas quando mais velhas.
- A bronquite aguda costuma ser mais curta, durando cerca de uma a duas semanas e os sintomas, como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por apenas algumas semanas.
- Já a bronquite crônica, não desaparece, e o paciente precisa conviver com ela por toda a vida.
Este tipo compromete pessoas a partir dos 45 anos e, normalmente, o processo inflamatório é desencadeado pela fumaça do cigarro e por poluentes ambientais.
As crises da bronquite crônica costumam ser piores pela manhã.
Qual é o tipo de bronquite?
Além disso, precisamos ressaltar que existem diferentes tipos de bronquite. A bronquite asmática é também chama de asma, existe a bronquite alérgica, a bronquite aguda e a crônica.
Quem tem bronquite?
A bronquite pode ser causada por um simples resfriado comum, gripe ou outra infecção respiratória. Estes tipos caracterizam a bronquite aguda.
No entanto, qualquer pessoa pode ser acometida pela doença.
Sintomas da broncopatia inflamatória
Há diversos sintomas associados a essa doença. Os mais comuns são a tosse seca, dificuldade de respirar e dor no peito ao tossir.
Como fazer o diagnóstico?
O diagnóstico de broncopatia é feito através de exame clínico, exames de imagem, como a tomografia de tórax ou avaliação da função pulmonar. No exame de imagem é possível notar brônquios de paredes espessadas inferindo broncopatia inflamatória.
Tratamentos
Para o tratamento da broncopatia, podem ser utilizados os mesmos medicamentos que aqueles para tratamento da bronquite, como:
- Broncodilatadores – remédios que auxiliam a aliviar a tosse e a falta de ar, uma vez que diminuem a obstrução dos brônquios.
- Corticoides inalados – medicamentos que diminuem a inflamação brônquica e reduzem o risco da doença se tornar mais grave.